Thirteen

FORMAÇÃO | Email Marketing & Automation

Terminei na passada quarta-feira a formação em Email Marketing no Factory Braga. Durante as últimas duas semanas explorei o MailChimp e o E-Goi - duas plataformas com versões gratuitas para criação e envio de campanhas - e pude comunicar com os meus leitores com a ajuda de um novo canal. A lista de subscritores continua a aumentar (regista-te AQUI) e acredito mesmo que esta formação tenha sido o empurrão que eu precisava para finalmente colocar as minhas ideias em prática.

O Paulo Gafanha, o formador, foi sempre extremamente acessível, disponível e simpático e, apesar da sua preferência pelo E-Goi (que, pessoalmente, não me cativa tanto), conseguiu abordar os temas de uma forma bastante terra-a-terra em ambas as plataformas e incentivar-nos a explorar este novo mundo por nós próprios. Deu-nos as ferramentas, apresentou-nos exercícios, deu-nos sugestões, esclareceu dúvidas, orientou mas não fez o trabalho por nós - tal como deve ser.

No próximo ano entrará em vigor o Novo Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD 2018) - que merece especial atenção para quem trabalha com bases de dados - e esta formação não podia ter sido feita noutro momento - foi mesmo na altura certa. A primeira aula foi extremamente teórica e permitiu-nos abordar a questão legal da captação e criação de base de dados, juntamente com os princípios da criação de campanhas e a parte ética da questão - fiquei imediatamente agarrada aos temas e soube logo que não me iria arrepender. 

Nas restantes aulas - três, de 4h cada uma - fomos misturando a parte teórica com a parte prática e fomos testando as duas plataformas. Enquanto formandos acabámos por nos inclinar mais para uma das plataformas - eu acabei por me identificar mais com o MailChimp - e, pessoalmente, saí sempre de cada aula com vontade de colocar em prática as minhas ideias (foi por isso que, nestas últimas duas semanas, receberam mais novidades nas vossas caixas de email - para mim era essencial testar e experimentar enquanto podia esclarecer dúvidas e colocar questões). Uma vez que na minha vida profissional não utilizo plataformas deste género, acabei por aprender várias dicas importantes que me permitirão aproximar-me dos meus leitores. 

Ainda que muita gente tenha ainda a ideia contrária, o email marketing é uma das componentes mais fortes do Marketing Digital e da comunicação com o cliente - comprovei-o logo nas primeiras semanas de trabalho - e, para além dos meses de trabalho, esta formação veio sedimentar a minha opinião. No que diz respeito ao blogue, posso dizer-vos que as novidades d'O Apartamento têm sido enviadas em primeira mão por email e que regressou o "Carimbo de Qualidade" mas há mais sugestões à espera de lançamento. Obrigada, Factory, por mais uma formação incrível!


Publicação escrita em parceria com o Factory Braga.

5 comentários:

  1. Não pude ir a essa formação por causa da faculdade ( neste momento, com tanto para estudar, não me sobra muito tempo livre), mas adorava ter ido! Nota-se que aprendeste imenso.
    Estou a adorar receber a tua newsletter e a receber novidades do Apartamento em primeira mão. Também adorei o facto de teres incorporado o Carimbo de Qualidade na newsletter. Estou curiosa para saber as outras surpresas que vai mandar por lá :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Olha, que bom! Parece-me ter sido, sem dúvida, uma formação muito completa e enriquecedora. E nós só temos a beneficiar :P

    ResponderEliminar
  3. Estive na Factory Braga recentemente para uma reunião e adorei o ambiente, mesmo! Como trabalho muito com emails e vendas, tenho a certeza que a formação teria sido uma enorme mais-valia e teria adorado. Eles têm mesmo formações interessantes. Quem sabe no futuro!
    É mesmo bom ver que continuas a apostar na tua educação, mesmo trabalhando ao mesmo tempo. É de valor!

    ResponderEliminar
  4. Só me apercebi dessa newsletter hoje! Mas já subscrevi! Quero muito ver o resultado final de todo o conhecimento novo! A formação parece ter sido girissima!
    Uma pena é que seja só em Braga o que para mim é longissimo! :c

    ResponderEliminar
  5. Que giro! Adorava ter feito algo assim, vou já subscrever! É uma ótima forma de passar informação!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar