Thirteen

O APARTAMENTO | 3 Dicas para economizar espaço no quarto

Como puderam ver nas primeiras fotografias que partilhei após a escritura (AQUI), o meu T1 é pequenino. A casa-de-banho - que não mostrei - é comprida e a sala tem um tamanho razoável mas a cozinha não tem muita arrumação e o quarto também não é grande. Para ganhar espaço, tomei - sozinha ou graças a dicas certeiras das pessoas que me rodeiam - algumas decisões:

Trocar a direção da porta do quarto. Não abdico da porta do quarto e acredito que uma porta de correr não fique esteticamente bonita no meu apartamento. Mas, uma vez que a porta abre para dentro da divisão, este elemento vai impedir-me de ter uma cama de casal de tamanho razoável. A solução? Trocar a direção da porta: em vez de abrir para dentro, a porta do quarto irá abrir para fora (para o lado da sala) - problema resolvido!

Optar por uma cama com arrumação. Inicialmente, idealizei o meu quarto com uma cama mais especial e elegante, numa estrutura mais elaborada. Quando percebi que o espaço de arrumação não iria ser tanto como o que eu gostaria, decidi que a minha cama seria esta. Com as gavetas por baixo torna-se muito mais prática e permitir-me-á fugir às caixas que, normalmente, servem para remediar nestas situações e que não são tão pragmáticas. 

Colocar portas deslizantes nos armários. Esta foi logo a primeira decisão que tomei: nos armários do quarto, as portas tradicionais não se justificam e roubam imenso espaço por isso a troca para portas deslizantes pareceu-me essencial. O armário vai, assim, ganhar uns centímetros de profundidade e o quarto vai ganhar uns largos centímetros. Com a combinação deste ponto com o anterior, para terem uma ideia, ganho praticamente um metro e meio - perfeito para colocar a cama que pretendo - com o bónus de poder optar pelas portas na cor e material que desejar.

13 comentários:

  1. Fizeste excelentes escolhas! Vais ficar com um T1 super acolhedor! ^^

    ResponderEliminar
  2. Foram excelentes ideias :) Há tantas formas simples de economizarmos espaço! Só precisamos de ser criativos e pensar fora da caixa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tendo em conta que compraste um T1, não tens medo de te arrepender quando pensares em construir família e veres que o apartamento é pequeno para 3 pessoas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma pergunta que me fazem com frequência mas não, não tenho :)
      Este apartamento não foi feito para uma família mas as opções para quando chegar essa altura são várias. Comprar um imóvel não nos obriga a viver nele toda a vida :)

      Eliminar
  4. A minha casa também não tem muita arrumação (tenho armário de corredor e uma despensa ainda grande mas faz-me falta uma cave). Tudo na minha casa tem dupla função. O sofá faz sofá cama e o chaise longue também é sommier. Nos quartos as camas são também com sommier. O armário é com portas de correr porque senão não iríamos conseguir abrir as portas. São pequenos truques que fazem toda a diferença. E nesse aspecto o Ikea é o nosso melhor amigo!

    Boa sorte com a casinha ♡

    ResponderEliminar
  5. Por acaso, no nosso apartamento as portas parecem todas bem pensadas, porém, se o nosso caso fosse o teu, também teríamos feito essas opções.
    Além disso, uma cama com arrumação por baixo é das melhores ideias de sempre, permite-se poupar nos armários e criar um espaço mais amplo: ADORO!

    ResponderEliminar
  6. Ótimas ideias e esteticamente, adoro ver camas com arrumação e portas de armário deslizastes. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas :). A da porta é muito boa, nunca tinha pensado, até me levantei a meio do post para ver como a minha abria ahahah xD, porque eu jurava que abria para fora, mas não, abre para dentro.
    Também tenho um quarto pequeno, mas não estou a seguir nenhuma destas dicas. A minha cama não tem gavetas de arrumação, e as portas do meu roupeiro não são deslizantes. Devia ter pensado melhor nisto quando fiz remodelações no meu quarto. Mas estou satisfeita com o espaço que tenho :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  8. Que excelentes ideias, muitas vezes não pensamos nesses pormenores :)

    ResponderEliminar
  9. Realmente tendemos a idealizar uma data de coisas.
    "Quando tiver a minha casa...", mas depois é no espaço em concreto que ser prática ganha lugar.
    Boas dicas!


    ❥ Biju da Ju,
    juvibes.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Excelentes opções, também já tinha visto essa cama no Ikea e achei-a muito gira e prefiro mil vezes uma assim do que uma cama box ou que implique usar caixas de plásticos por baixo da cama como disseste. Diverte-te a decorar, aposto que é uma altura fantástica :D

    ResponderEliminar