Thirteen

CINEMA | The Intouchables [2011]

Não é por acaso que, em português, o filme é conhecido como "Amigos Improváveis". "The Intouchables" retrata, com humor e alguma leveza, um tema sério e a possibilidade de dois caminhos se cruzarem quando, à partida, nada têm a ver um com o outro. Este é um filme sobre a vontade de viver, de aprender, de querer ser melhor - mesmo quando a vida é madrasta e coloca um pedregulho na estrada onde tentamos conduzir.

A interpretação da arte, a aprendizagem fora da nossa zona de conforto, as relações humanas, a música (dos mais variados tipos e como podem coexistir sem ser necessário aniquilar um ou outro), a lealdade, a doença e a forma como vemos o mundo são alguns dos temas abordados e a banda sonora, do fabuloso Ludovico Einaudi, completa-os na perfeição. Num mundo cada vez mais egoísta, esta é uma longa metragem que nos convida a refletir sobre aquilo que damos aos outros e sobre a forma como podemos fazer a diferença na vida de alguém.

"The Intouchables" poderia ser um filme dramático sobre vítimas, lágrimas e diferenças entre ricos e pobres mas é precisamente o oposto: é um filme de esperança, de mudança, de sucesso. E, para além de nos fazer questionar sobre aquilo que oferecemos a quem nos rodeia, leva-nos a perguntar o que fazemos por nós próprios e no quão sortudos somos. Aquele que poderia ser apenas mais um filme sobre tolerância e aceitação, transforma-se numa obra que todos devem ver.

9 comentários:

  1. Que belo texto, não escolheria melhores palavras para definir este que é realmente um filme bonito, inspirador. Um dos meus filmes favoritos :D
    Beijinhooo
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  2. Este filme é fantástico a todos os níveis, tal como enumeraste. Leva-nos a rir com as personagens e tirar algumas lições para a nossa vida, é dos filmes que mais gostei de ver até hoje :)

    ResponderEliminar
  3. não conhecia, mas vou espreitar!!!
    beijinhos

    | último post |
    https://eyeelement.blogspot.pt/2018/01/o-cafe-da-me-sono.html

    ResponderEliminar
  4. É daqueles filmes que não me canso de rever e que faz parte da nossa colecção de DVD's, sendo que é também das minhas comédias francesas favoritas.
    Não só é uma história verídica que nos deixa a pensar e que nos transporta para reflexões muito importantes, como também todo o enredo e personagens nos fazem relacionarmo-nos com elas de alguma forma. E é muito bom colocarmo-nos em perspectiva e reflectirmos.
    Óptima sugestão, como sempre! Beijocas larocas :)

    ResponderEliminar
  5. Vi esse filme nas férias de verão e fiquei encantada exatamente pela forma leve e engraçada como aborda temas importantes como a lealdade, a doença e as relações humanas. Fez-me refletir bastante na razão pela qual eu estou em Enfermagem, para fazer a diferença na vida de alguém.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  6. Tens muita razão no que escreveste aqui! Adoro tudo neste filme, desde o argumento à banda sonora. Genial.

    ResponderEliminar
  7. Amo cinema francês e tenho mesmo pena que este filme vá ser adaptado nos eua

    ResponderEliminar