Thirteen

LIVRO | Sapiens: História Breve da Humanidade

Quero muito ler "Homo Deus" mas sabendo que "Sapiens" é o seu antecessor, fazia todo o sentido começar por ele. Li-o sem expectativas - como uma forma de acompanhar a ordem cronológica dos acontecimentos - mas posso dizer-vos que foi uma agradável surpresa e que todas as críticas maravilhosas que lhe têm sido feitas são verdadeiras aos meus olhos também.

Este é um livro que qualquer curioso apaixonado por Sociologia, Antropologia e Biologia vai querer ler. Quando percebi que este livro ia referir todo o percurso da Humanidade desde os seus grupos mais primitivos até à sociedade (rodeada por tecnologia) a que pertencemos, receei uma leitura pesada e chata - não podia estar mais equivocada. "Sapiens" apresenta-nos conceitos complexos e informações pertinentes de uma forma muito realista, acessível e crua (em alguns momentos é até cruel) e acaba por ser uma surpresa por questionar todo o percurso do Homem.

O detalhe que considero mais curioso é, precisamente, a desconstrução constante - cada conceito é explorado e explicado até ao limite e várias questões surgem em seu redor (sempre acompanhadas por exemplos, por comparações pertinentes que, à primeira vista, nada têm em comum e pela certeza de que tudo é incerto e volátil). A relação da biologia com a história, os Direitos Humanos e a religião, o comportamento humano como um todo, a mudança e as ideologias políticas são apenas algumas das temáticas abordadas em "Sapiens".

Sinto que estava a perder explicações interessantes para perguntas que ainda não tinha feito. A História da Humanidade está contada de uma forma muito clara e é explorada com rigor. Já se questionaram, realmente, como a nossa sociedade funciona? E já pararam para pensar se a História que conhecemos é verdadeira? A visão do autor é discutível mas se ficaram curiosos com estas dúvidas, "Sapiens" será, com certeza, um bom livro para vocês.

1 comentário:

  1. Está na minha lista de leitura desde que a Inês falou dele. Ainda não o tive oportunidade de ler, neste momento tenho mil e uma coisas que fazer, mas assim que tiver algum tempo livre vou pegar nele.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar