Thirteen

CINEMA | Gnome Alone [2018]

"Gnome Alone" - "Patrulha de Gnomos", na versão portuguesa - foi o filme escolhido para a sessão do passado domingo. Na companhia do afilhado de 8 anos do Gui e com direito a pipocas, aproveitamos uma tarde diferente antes de (mais) uma semana intensa de trabalho. Infelizmente, aquele que poderia ser uma longa metragem com potencial, é apenas mais um filme de animação que ficará esquecido.

"Patrulha de Gnomos" tem um argumento muito básico e um ritmo chato e previsível (o facto de ser um filme para crianças não o desculpa). As personagens principais não têm o destaque que deveriam, as piadas são fáceis e sempre baseadas em parvoíces e flatulência e muitos pontos abordados ficam esquecidos a meio das cenas (a gravidade existe dentro de um portal mas dois segundos depois já não, por exemplo).

Na sala de cinema, os mais pequeninos riam-se sempre que os pequenos gnomos - adoráveis, é verdade! - conseguiam, quase por sorte tendo em conta as suas trapalhices, acertar num dos pequenos vilões roxos mas, para miúdos mais velhos ou adultos, esta animação é só mais uma que fará a criançada feliz por ir ao cinema mas que não será visto vezes sem conta em casa. 

Salva-se a crítica à atualidade (o vício nos telemóveis e nas redes sociais, a crueldade dos miúdos, a ausência dos adultos e o desejo fatal pela popularidade) e as referências a outros filmes (que sim, só os pais compreendem e que valem as risadas em uníssono). No geral, é uma longa metragem sem brilho, sem foco no que realmente importa, com um argumento muito pobre que não faz com que os miúdos se recordem da lição sobre a amizade que é apresentada. Sendo dos mesmos produtores de "Shrek", esperava mais.

3 comentários:

  1. Não fiquei curiosa depois desta descrição :P é bom saber!

    ResponderEliminar
  2. Tinha grandes expetativas sobre esse filme mas agora, depois de ler a tua opinião, já nem sei se quero ver...

    ResponderEliminar
  3. Há uns tempos estávamos a ver o que estava em cartaz e eu torci logo o nariz para o filme. Não conhecia a história, de todo, e podia estar a ser precipitada, mas tinha o feeling de que seria um filme manhoso. Pelos vistos, não me enganei, ainda bem que insisti para escolhermos outro x)

    ResponderEliminar