Thirteen

VIANA DO CASTELO, PORTUGAL | Navio Hospital Gil Eannes

Uma viagem no tempo começa assim que entramos no Navio-Hospital Gil Eannes, um navio que, em tempos, servia os homens que, em época de pesca, precisavam de apoio: consultas, internamento, tratamentos, exames e até intervenções cirúrgicas. Inicialmente era um barco de transporte de tropas mas ficou conhecido e preservado como navio-hospital, ancorado no porto de pesca de Viana do Castelo como um espaço museológico.

A visita tem um custo de 4€ e é possível visitar todos os espaços interiores e exteriores do navio, explorando as suas funções e descobrindo objetos de época. A casa do leme, a casa da navegação, os aposentos do Capitão, os camarotes dos telegrafistas, a cozinha, a casa das máquinas, a sala de tratamentos, a enfermaria, o bloco operatório, o gabinete de radiologia, a sala de reuniões... tudo isto pode ser visitado sem grandes regras e de forma mais livre do que o que acontece na maior parte dos museus. Com calma e a possibilidade de mexer nos botões e rodar o leme, o mais provável é que 1) se percam entre divisões e 2) que façam uma visita mais longa do que o previsto. Seja como for, se estiverem em Viana do Castelo, não percam a oportunidade!

4 comentários:

  1. Já o visitei há muitos anos e adorei, especialmente por ter feito toda a visita na companhia do meu pai, cujo conhecimento sobre marinha e navios só é suplantado pelo conhecimento de aviação. Tornou a experiência mais especial e informada :)

    ResponderEliminar
  2. Quando estive em Viana, à dois anos atrás, também visitem o navio e achei fenomenal e se me dissessem que tinha a oportunidade de voltar não recusaria, sem dúvida nenhuma!

    ResponderEliminar
  3. Já o visitei há alguns anos numa visita de estudo e adorei, fiquei encantada com todos os objetos e espaços. Um sítio onde gostaria de voltar :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei a visita que fiz em família quando era criança :) Ainda hoje me recordo de alguns pormenores como se fosse hoje!

    ResponderEliminar