Thirteen

VIDA PROFISSIONAL | 2 Anos!

O tempo voa e quem me segue desde o início desta aventura com certeza ficará tão surpreendido como eu mas... já passaram 2 anos desde que iniciei a minha vida profissional (curiosamente, comecei noutro projeto da empresa onde estou atualmente). E escrevo esta publicação sem qualquer saudade da minha vida académica porque acredito que só fez sentido vivê-la naquela altura.

Muitos ex-colegas de turma dizem frequentemente que gostavam mais da vida de estudante, que tinham mais folgas, que estudar é bem melhor do que trabalhar... e eu discordo completamente. Sim, tinha muito mais tempo livre antes de começar a trabalhar; sim, podia fazer sestas muitas vezes por semana; sim, tinha mais energia e vontade de sair de casa ao fim de semana; sim, a minha ansiedade andava muito mais calma. Porém - e mesmo tendo adorado a minha Licenciatura - confesso que me sinto MUITO mais feliz enquanto profissional. Sinto-me útil, feliz por contribuir para algo maior do que eu, orgulhosa por saber que estou a fazer a diferença.

Durante a minha vida de estudante eu também fiz a diferença (especialmente no meu ano de Finalista) mas agora é diferente. Diferente e melhor. Porque o tempo que não tenho é compensado pelo facto de trabalhar numa área que me fascina, que me desafia e que adoro. Porque o salário no final do mês é bem melhor do que pagar propinas. Porque posso fazer planos mais concretos e ir mais longe, se desejar. Porque detestava estudar. Porque sei que estou a contribuir para o crescimento de um projeto que me diz muito, de uma empresa que me acolheu quando eu ainda não sabia rigorosamente nada sobre "esta coisa" de ser adulta.

Nunca paro de aprender. Leio livros mais técnicos, vou a formações, faço perguntas aos meus colegas, faço pesquisas sobre temas que não domino... mas faço-o sem uma obrigação, sem um exame à porta, sem a ansiedade de ter que descrever processos numa hora de exame. Mesmo mantendo os valores que definem aquilo que sou, a Carolina de agora não reconheceria a Carolina de há dois anos e isso, para mim, é a melhor parte.

4 comentários:

  1. Meus Deus, como o tempo voa! Ainda me lembro de escreveres posts sobre a faculdade, de teres partilhado connosco alguns dos teus momentos enquanto finalista e de teres anunciado aqui no blog o começo da tua vida profissional. É mesmo como tu escreveste naquele post, é um orgulho poder ver as pessoas por detrás dos nossos blogs favoritos a crescer, a evoluir e a realizar sonhos.
    Sinto que, daqui a dois anos, estarei a dizer o mesmo. Estou a tentar aproveitar ao máximo a minha vida de estudante ( que já está a acabar), mas estou mesmo entusiasmada por começar a trabalhar e sentir que estou a contribuir para a sociedade.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Compreendo e espero um dia poder dizer o mesmo!
    https://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Percebo o que queres dizer :) nunca terei saudades de exames... No entanto, tenho muitas saudades das minhas pessoas e da disponibilidade dessa altura.

    ResponderEliminar
  4. Acompanhei a tua entrada no mercado de trabalho e é fantástico ver how far you've come. Percebo-te perfeitamente quando distingues o aprender por aprender e o aprender e ser avaliado, é também das coisas que acho que vou gostar mais quando terminar os estudos

    ResponderEliminar