Thirteen

VIDA PROFISSIONAL | 5 Elementos da Estratégia de Marketing Digital

Quando falamos na divulgação de um negócio ou projeto, é inevitável não pensarmos automaticamente na importância das redes sociais e na forma como iremos utilizá-las para chegar ao nosso público-alvo. Porém, limitar a nossa estratégia digital ao Facebook e ao Instagram seria um erro. Num mundo digital cada vez mais competitivo, conhecer as ferramentas que existem e integrar outras opções numa estratégia de marketing completa permitirá uma combinação de resultados mais satisfatórios não só a curto prazo mas também a longo prazo.

O conteúdo, a comunicação direta com o público-alvo, a optimização das posições nos motores de busca... tudo isso deve ser considerado numa estratégia de marketing. Mesmo que os canais tradicionais façam sentido, não apostar no digital seria um erro nos dias que correm. E que elementos temos à disposição para fazer o negócio crescer, afinal?

Email Marketing | Há muita gente que descredibiliza esta ferramenta mas se as pessoas gostarem da vossa marca e daquilo que vocês partilham, é uma ferramenta de ouro. É uma das componentes mais fortes do Marketing Digital e da comunicação com o cliente ou com os seguidores. No que diz respeito ao blogue, posso dizer-vos que as novidades d'O Apartamento têm sido enviadas em primeira mão por email, assim como as novidades de viagem (podem subscrever aqui).

SEO | Ter um website optimizado para ser lido pelos motores de busca é um trabalho chato e longo que não traz resultados imediatos mas, ao mesmo tempo, é dos mais valiosos. Contra mim falo - o meu blogue não tem (ainda!) versão para telemóvel, não tem o nome ideal para ser encontrado e não está tudo como deveria estar (casa de ferreiro, espeto de pau) - mas existem várias coisas que devem ser tidas em conta.

Conteúdo | O conteúdo é rei. Se não houver conteúdo interessante, nada do que possam fazer terá resultados. Ter uma estratégia de marketing coerente e eficaz implica conteúdo útil e relevante. Saber apostar corretamente na criação e rentabilização de conteúdos para as mais diversas plataformas é uma vantagem inegável em qualquer negócio..

Relações Públicas | Se há uns anos, a publicidade tradicional bastava, agora, para além das recomendações entre amigos e familiares, as pessoas procuram validação de influenciadores, de blogues, de especialistas. E o digital vem ajudar exatamente nesse sentido - fazer um bom trabalho de relações públicas no digital e celebrar as parcerias certas é imprescindível.

Publicidade | O conteúdo patrocinado é um elemento importante da estratégia de marketing digital. Porque os motores de busca não mostram tudo a toda a gente. Porque as redes sociais são, também elas, um negócio e é (também) assim que enriquecem - os algoritmos são cada vez mais difíceis de contornar o alcance é cada vez mais reduzido sem investimento. Há formas de gastar menos e atingir bons resultados mas guardar uma parte de orçamento para publicidade é sempre inteligente. E aqui incluímos não só o conteúdo patrocinado mas também os anúncios nos motores de busca e outras formas de publicidade que, há uns anos, não existiam.


Publicação escrita em parceria com o Factory Braga.

1 comentário:

  1. Gostei imenso de ler as tuas dicas. Confesso que já pensei em "comprar" publicidade no instagram, por exemplo, mas depois penso: será que irá valer alguma coisa?, e acabo sempre por não o fazer. Mas acho que tenho de experimentar um dia!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar