Thirteen

BABY TALK | Prontos para as férias?

As férias de Verão estão aí à porta e a vontade de sair de casa e passar uns dias noutro ambiente aumenta a cada dia que passa. Porém, com um bebé pequenino, este momento tem de ser adaptado. Para diminuir a sensação de ansiedade e preocupação, existem alguns truques. Se vão viajar com bebés ou crianças pequenas, deixo-vos algumas dicas para que tudo seja mais tranquilo:

Façam a viagem de noite | Sobretudo se viajarem de carro, façam a viagem de noite. Dessa forma, a rotina do bebé não será interrompida e este poderá dormir durante a viagem pois a claridade não irá incomodá-lo. À noite há menos trânsito e menos confusão nas ruas – dois fatores que também ajudarão o bebé a relaxar enquanto é embalado pelo movimento do carro. 

Escolham um hotel baby-friendly | Os hotéis familiares baby-friendly estão inteiramente adaptados às necessidades dos mais pequeninos. Se a vossa escolha for um hotel, optem por um com serviços adequados e segurança extra. Um hotel baby-friendly disponibilizará berço no quarto, cadeirinha no restaurante, clube de atividades, funcionários atentos à piscina das crianças e animação para os mais pequeninos - um hotel que não comunique esta característica provavelmente não terá tudo isto.

Tenham atenção às horas de maior calor | O sol e o calor podem ser realmente prejudiciais para os mais pequeninos - se o são para os adultos, são ainda mais perigosos para as crianças - e, por isso, é importante evitar as horas de sol mais críticas. Ficar em locais frescos e com sombra entre as 11h00 e as 17h00 é extremamente importante para proteger a pele do bebé.

Se o destino for de praia, façam algumas experiências antes | Ir à praia algumas vezes antes das férias que estão programadas pode ser uma boa forma de perceber como o bebé se adapta ao novo ambiente, se gosta da areia e da água, se dorme tranquilamente na sombra e se consegue ficar entretido durante algum tempo com os seus brinquedos. Fazer algumas experiências antes de ir para longe irá permitir ao bebé perceber que aquele é um local seguro e que pode ser muito divertido, apesar de diferente do que já conhece. 

Façam viagens de teste | Se não costumam fazer longas viagens e se planeiam fazê-lo nas férias de Verão, talvez seja boa ideia fazerem viagens de teste mais pequeninas. Passem o dia numa cidade vizinha ou um fim de semana num local um pouco mais longínquo para que possam percebam aquilo que precisam de levar na mala e qual o comportamento do bebé nas novas situações. Cada bebé reage de forma diferente aos novos estímulos e, dessa forma, poderão avaliar qual a melhor forma de contornar os obstáculos que aparecerem. Depois de alguns testes, todos estarão mais preparados e menos ansiosos – a primeira viagem mais longa será um sucesso!

Façam a mala de acordo com as necessidades do bebé e do destino | Roupa prática, agasalhos, biberões, brinquedos, termómetro (…). Cada bebé e cada situação terá as suas exigências e é sempre preciso fazer a mala não só de acordo com a altura do ano e o número de dias de viagem mas também de acordo com aquilo que o destino proporciona e as necessidades especiais de cada bebé. Se forem para um hotel baby-friendly, provavelmente não terão de levar a caminha do bebé mas, se escolherem um apartamento arrendado, o mais provável é necessitarem também disso.


Artigo adaptado. Escrito originalmente para o De Mãe para Mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário