Thirteen

FAMÍLIA | Exit: A Tumba do Faraó

Um Escape Room em formato de jogo de tabuleiro, para jogar em casa. Exit tem três versões - 1) O Laboratório Secreto, 2) A Tumba do Faraó e 3) A Cabana Abandonada - e o conceito é precisamente o que associamos ao Escape Room "tradicional": os jogadores ficam presos num local (figurativamente) e, para de lá saírem, recorrem a pistas, desvendam enigmas, unem conhecimentos e superam desafios.

O jogo pode ser jogado apenas uma vez numa equipa de até seis jogadores com mais de 12 anos. Riscar pistas, rasgar cartas e/ou dobrar elementos que vêm dentro da caixa poderá ser essencial para descobrir cada enigma e a experiência não é a mesma se tivermos o cuidado de deixar tudo intacto para futuros jogadores. Por essa razão, talvez "Exit" não deva ser visto como um jogo de tabuleiro tradicional mas sim como uma experiência única que reúne amigos e/ou familiares à volta da mesa para trabalho em equipa e um serão diferente.

Em "Exit: A Tumba do Faraó" (sim, o nome é meio-abrasileirado), os jogadores estão numa excursão em pleno Egipto e acabam por se perder do resto do grupo. Depois de vaguearem durante horas, entram numa câmara mortuária - do Faraó, pois claro - e a porta fecha-se de imediato atrás de si. No chão está um caderno coberto de areia e um disco milenar com símbolos egípcios. O objetivo? Decifrar as pistas e conseguir, em 90 minutos, abrir a porta e escapar. Posso dizer-vos que, por 10 minutos e 3 segundos, eu e os meus colegas de equipa - ou de excursão, neste caso! - ficámos presos para sempre naquele local. No entanto, algo é inegável: "Exit: A Tumba do Faraó" foi uma óptima escolha para a nossa noite de sexta-feira e quero muito desvendar os segredos das outras versões.

3 comentários:

  1. Não sabia que existia um Escape Room em versão de jogo de tabuleiro. Parece ser um conceito muito engraçado, mas faz-me impressão que se tenham de rasgar cartas e assim, eu normalmente gosto de manter tudo intacto xD.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Não tenho a mínima dúvida de que esse jogo seja giro, mas depois de ter vivido um verdadeiro Escape Room, sinto que ‘sabe a pouco’ e não sei se compensa para a carteira. Continuo a sentir-me mais inclinada para os cenários que me fazem sentir que realmente estou a viver toda a aventura :)
    Mas é tudo uma questão de experimentar e tirar a prova dos nove!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jogo custa cerca de 15€ mas se este valor for dividido pelos jogadores, acaba por ser bem simpático. Acaba por não ser um jogo tradicional mas uma experiência que promove a criatividade e a imaginação dos cenários :)
      Já eu quero muito experimentar o Escape Room!

      Eliminar