Thirteen

INTER RAIL | Campo de Concentração de Auschwitz

Não sei ainda quais os locais que vamos visitar durante o nosso Inter Rail mas o Campo de Concentração de Auschwitz está nos planos desde que decidimos incluir a Polónia no nosso percurso. À medida que a data se vai aproximando - e ainda faltam uns meses! - um misto de emoções começa a surgir relativamente a este local.

Sei que vai ser uma experiência única e que os sentimentos vão ficar à flor da pele. Se eu já reagi de uma forma muito particular quando visitei o 9/11 Memorial, em Nova Iorque, tenho a certeza que será completamente perturbador visitar um dos Campos de Concentração onde tanta gente morreu e onde tanta gente derrotou a morte.

"Porque é que vais, então? Porque é que queres tanto ir se sabes que vais ficar miserável?" - perguntam-me tantas vezes. Porque acredito que é importante ter verdadeira noção daquilo que aconteceu ali. Porque acredito que os livros escondem muita coisa e que, apesar de estarmos cientes das atrocidades que ali foram cometidas, muitas vezes ainda nos esquecemos que estamos a falar de pessoas. Não de números ou de um acontecimento isolado; de pessoas. Porque mesmo que visitar este local me possa vir a deixar incomodada ou com lágrimas a escorrer pelo rosto, nunca esse sentimento  de impotência e de conhecimento vai ser comparável ao que aquelas pessoas passaram. Nunca.

Acredito que precisamos de murros no estômago de vez em quando para não nos esquecermos da sorte que temos e do quão especiais somos apenas por termos nascido numa época diferente e num país pacífico. Visitar o Campo de Concentração de Auschwitz vai ser duro e muito incomodativo porém, a longo prazo, será uma experiência que me fará ser melhor pessoa. Tenho a certeza.

5 comentários:

  1. É um dos sítios que mais quero visitar por tudo aquilo que disseste. É um murro no estômago que todos deveríamos sentir, para nunca deixarmos esquecer esse lado negro da humanidade.
    Admiro a tua coragem por quereres ir, mesmo que saibas que vais ficar mal (perturbada) com isso. E sei que comigo será igual, quando assim tiver a oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É um dos sítios que mais tenho curiosidade de visitar e não o posso mesmo deixar de fazer pois é um lugar com muita historia mas também com muita dor! Não posso morrer sem antes visitar os campos de concentração!

    Beijinhos!!
    BLACK RAINBOW INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  3. Já fui visitar e digo que toda a gente deva ir uma vez na vida. É mais do que um murro no estômago.
    Espreita aqui se tiveres curiosidade:
    http://tresquartosdetudo.blogspot.pt/2015/01/auschwitz-viagem.html
    http://tresquartosdetudo.blogspot.pt/2015/02/auschwitz-viagem-parte-2.html
    http://tresquartosdetudo.blogspot.pt/2015/09/auschwitz-viagem-parte-3.html

    ResponderEliminar
  4. Também é um dos sítios que quero mesmo visitar, por essa mesma razão, porque ver por mim própria o lugar onde tudo aconteceu dá mesmo uma verdadeira noção daquilo que realmente aconteceu, não é o mesmo do que ver em livros ou documentários. Mesmo que não nos ocultassem nada, visitar o lugar tem muito mais impacto.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Também quero muito lá ir.

    JU VIBES | @itsjuvibes ❤

    ResponderEliminar