Thirteen

VIANA DO CASTELO, PORTUGAL | Dolce Vianna

Chegamos a Viana do Castelo ao final da tarde. Check-in feito, malas guardadas no quarto e a indecisão do costume resolvida por quem conhece a cidade melhor do que nós. Na Página do Thirteen no Facebook, a Jéssica e a Eliana sugeriram-nos a "Dolce Vianna" e nós aceitamos a recomendação - pizzas em forno de lenha são o melhor argumento que nos podem dar.

Este não é um restaurante italiano mas é o mais aproximado disso, em Viana do Castelo. E ainda que tenha um ar muito despreocupado, o espaço é muito limpo, tem uma decoração rústica que combina perfeitamente com os pratos servidos e há um cuidado especial com os ingredientes utilizados. As protagonistas são, sem dúvida alguma, as pizzas em forno de lenha.

Pontos negativos: alguns dos funcionários não primam pela simpatia (eu e o Gui tivemos a sorte de ter um empregado de mesa bastante simpático, atento e acessível mas deu para perceber que essa não é a regra), a dimensão da sala acaba por ser desproporcional ao número de mesas que o restaurante disponibiliza e existe uma inflexibilidade muito rígida no que diz respeito aos pratos (pode ler-se, na ementa, em letras garrafais (a negrito e sublinhado!), que não fazem alterações nos ingredientes das pizzas). 

Pontos positivos: as pizzas em forno de lenha confeccionadas na hora - que, convenhamos, é o que realmente importa -, os preços acessíveis e a rapidez com que somos servidos. A melhor parte? A companhia e a certeza de que teríamos um fim-de-semana inteiro para desfrutar a dois, como há muito não acontecia.


(A luz do espaço não permitiu fotografias em condições - vão mesmo ter que lá ir para descobrir!)

Mais sobre Viana do Castelo: Navio-Hospital Gil Eannes || Hotel do Parque

1 comentário:

  1. Por acaso a inflexibilidade em relação aos ingredientes é muito comum na cultura gastronómica italiana. Eles consideram um insulto os clientes fazerem um pedido que altere o conceito original do prato e não têm qualquer problema em responder ‘não.” a um pedido de alterações (afinal, o cliente não tem sempre razão). O restaurante não é italiano e duvido que a relação seja esta mas achei bem curioso e uma coincidência caricata entre a intransigência italiana tenha e as pizzas de Viana :b

    ResponderEliminar