Thirteen

VIANA DO CASTELO, PORTUGAL | Museu do Traje

O fim-de-semana em Viana do Castelo foi curtinho - temos desculpas para regressar - mas aproveitamos o sábado para conhecer um pouco mais da cidade e das suas tradições: o Museu do Traje (grátis ao fim de semana) foi a nossa escolha logo de manhã.

As fotografias dentro do museu não são permitidas por isso não tenho imagens para vos mostrar mas acredito que uma pequena pesquisa despertará a vossa vontade de o visitar. O Museu carrega um passado fascinante - e de muito trabalho - e apresenta-nos os vários coordenados típicos de Viana do Castelo devidamente legendados, assim como algumas curiosidades sobre os materiais que o constituem.

O espólio do museu não é grande - o espaço também não o permite - mas este oferece-nos a possibilidade de conhecer as roupas que se usavam não há muito tempo e para cada propósito. Para além disso, existe também uma sala dedicada aos acessórios, um cofre com as jóias típicas e um andar dedicado aos utensílios e à criação dos tecidos. Ah! E mesmo à entrada do museu, ao lado da loja e bilheteira, há um jogo de xadrez criado com personagens típicas e roupas tradicionais - uma versão colorida do jogo tradicional que, calculo, está para venda.

Pessoalmente - e fascinada pela relação entre a moda e a cultura - adoro conhecer as roupas tradicionais de cada local e o Museu do Traje cumpre esse seu papel na perfeição. A visita faz-se em 30-45 minutos e recomendo que a façam mesmo que só possam fazê-la durante a semana: o bilhete custa 2€ e ainda oferece a possibilidade de visitar outro espaço museológico.


4 comentários:

  1. adorei o post!!
    beijinhos

    |último post|
    https://eyeelement.blogspot.pt/2018/04/6-habitos-que-vao-mudar-tua-vida.html

    ResponderEliminar
  2. Pareceu-me interessante ;)

    the-choice-26.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Visitei o museu no ano passado aquando da Romaria da Senhora da Agonia e gostei muito. O museu não é grande, mas em "conteúdo" é bem rico :)
    Beijinhos

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro tudo o que é museus, então quando estão relacionados com História ainda mais :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar