Thirteen

CINEMA | Titanic [1997]

Um filme que toda a gente conhece - pelo menos de nome - e uma história que toda a gente sabe qual é. "Titanic" é um clássico do cinema e as suas três horas não costumam ser impedimento quando chega a hora de fazer pipocas e reunir a família à volta da televisão. Com uma qualidade inegável, James Cameron construiu uma longa metragem que ainda hoje é elogiada e admirada. Não foi por acaso que "Titanic" ganhou tantos prémios de renome.

Vi "Titanic" pela primeira vez este ano, numa tarde de fim-de-semana de ronha. E apesar de reconhecer a sua impressionante técnica e a arte de contar histórias de James Cameron, neste caso protagonizada por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, confesso que não fiquei com vontade de rever as cenas ou de analisar melhor os diálogos. É um filme brutal para a época em que foi criado - também não é por acaso que custou tanto dinheiro a produzir - mas é um filme doloroso de ver sabendo que se trata de uma história real, de um acidente que colocou um ponto final na vida de tanta gente, de um acontecimento que poderia ter sido evitado por trinta segundos, sabendo que houve realmente uma banda que não parou de tocar mesmo perante uma tragédia desta dimensão, que o navio demorou, na verdade, três horas a afundar e que aquelas pessoas só podiam esperar pela morte.

"Titanic" não choca nem é incomodativo de ver pelas suas cenas bem planeadas ou pela história de amor dramática. Porém, foi um filme que me incomodou profundamente, que me fez pensar no quão injusta por vezes a vida é, que vi até ao fim mas que não quero ver novamente - pelo menos não num futuro próximo. 30 segundos bastavam para um navio inquebrável não afundar. Conseguem imaginar a aflição? Eu sentia-a enquanto via o filme com a certeza de que não sou capaz sequer de conceber tal angústia.

2 comentários:

  1. Nunca vi o "Titanic" até ao fim, acreditas? Já vi o início, já fim o fim, em dias (ou anos) diferentes, mas nunca vi do princípio ao fim e, das poucas vezes que tentei, adormeci sempre.

    Mas percebo totalmente a tua angústia ao ver este filme. Só de pensar naquelas pessoas todas que perderam a vida... que aflição!

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  2. Uma review ao Titanic? Ora aqui está algo de que não estava à espera! Acho que em miúda o devo ter visto umas mil vezes sem perceber a dimensão da tragédia que retrata. A verdade é que quando o vi em adulta bateu de tal forma que...bem, não tenho grande vontade de repetir, tal como tu, embora seja quase um filme de culto!

    Jiji

    ResponderEliminar