Thirteen

EVENTO | Conferência "Tudo Sobre E-Commerce"

O dia de ontem foi passado na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A Conferência "Tudo Sobre E-Commerce" decorreu ao longo de todo o dia - das 9h às 18h30 - e contou com a presença de oradores das mais diversas marcas e empresas: Farfetch, Redicom, Salsa, Prof, Lemon Jelly, El Corte Inglés, Undandy, Sport Zone e Havaianas. O objetivo? Aprender com profissionais experientes e empresas com um volume de faturação considerável.

O programa estava muito completo e fascinou-me de imediato, não só pelas empresas que iriam estar no evento mas também pelos temas que cada um dos convidados iria abordar: e-logística, omnichannel, replataforming, internacionalização, negócios escaláveis, equipa, produção de conteúdos, sistemas de pagamentos e otimização de processos. Todos estes temas me interessavam e, de certa forma, acreditei que poderia adaptar algumas das partilhas ao meu próprio trabalho. Fui à Conferência para aprender com quem já trabalha nisto há mais tempo do que eu e para perceber alguns modelos de negócio que poderiam também funcionar nos nossos projetos... e fiquei desiludida.

Houve excepções - e neste aspeto destaco Joana Fernandes (da Farfetch), Raquel Ribeiro (da Salsa), António Tomé Ribeiro (do ECI) e Serafim Costa (da Redicom) - mas, de uma forma geral, as apresentações ficaram longe do expectável e os casos práticos acabaram por não ser tão práticos assim. Com muita pena minha, alguns dos oradores focaram-se muito na história da marca ou da empresa que representam e não tanto nas ações e estratégias que os ajudam a crescer. Eu não esperava que revelassem os segredos do seu crescimento mas gostava que tivessem dito mais do que o que conseguimos saber com uma breve pesquisa.

Não tive oportunidade de ver uma conferência que me interessava muito (e-logística, com Pedro Paiva - da Havaianas) mas não senti que tivesse aprendido muito neste evento. Se o evento era direcionado para pessoas que já trabalham em e-commerce, então deveria ter sido muito mais específico e técnico. Pessoalmente, esperava ouvir falar em estratégias, métricas, investimentos, números, ferramentas, ações que fizeram a diferença, rentabilidade, produtividade e decisões administrativas mas saí do auditório com a sensação de que foi tudo muito superficial. A Conferência "Tudo Sobre E-Commerce" tinha tudo para ser um sucesso mas, infelizmente, não posso dizer que tenha sido.

Sem comentários:

Enviar um comentário