Thirteen

PET TALK | Lenda: Alimentação Seca

A Maria é uma esquisitinha com a comida dela - faz-vos lembrar alguém? - e durante muito tempo foi experimentando dezenas de rações distintas, de diferentes marcas e com diferentes sabores. Optando sempre pela alimentação seca - que acreditamos ser a melhor para o dia-a-dia - fomos comprando marcas mais caras, marcas mais acessíveis, marcas de renome, marcas brancas... e ela experimentava e torcia o nariz a tudo. Entre os sacos de ração que ela ia deixando de parte porque 1) se recusava a comer ou porque 2) lhe faziam mal, finalmente - e sem ler sobre o assunto ou ligar a marcas ou recomendações - encontrámos uma que ela comia alegremente: uma referência da Pedigree. Foi a solução? Não. Resolvemos um problema e descobrimos outro.

Depois de alguns meses a devorar taças de ração à velocidade da luz, tanto ela como a Juanita - que, ao contrário da Maria, come qualquer ração com vontade - começaram a perder peso. Apesar de estarem a comer uma referência indicada para as suas raças e idades, esta não lhes estava a oferecer os nutrientes que precisavam nem as deixava realmente saciadas por muito tempo. Fui investigar sobre o assunto e percebi que a ração tinha muitos cereais e pouca proteína, o que fazia com que elas ficassem satisfeitas no momento mas, com as correrias e as brincadeiras típicas, voltassem a ter fome rapidamente. Resultado: mudamos a alimentação delas para Lenda.

Apesar de ter havido um período de habituação à nova ração, a Maria e a Juanita já ganharam peso e sinto que agora estão mais saudáveis. A Lenda é uma marca de ração ainda pouco conhecida mas diferencia-se sobretudo pela relação qualidade-preço: tem muita proteína e acaba por estar ao nível de algumas rações premium sem comprometer o preço. É mais cara do que a Pedigree, sem dúvida, mas acaba por compensar por dois motivos: 1) saúde e 2) quantidade. Uma vez que comem melhor e ficam mais saciadas, um saco de ração dura mais tempo.

A Maria esquisitinha precisava apenas de uma ração com nome de vedeta. Os patudos pregam-nos estas partidas de vez em quando mas acredito que desta vez tenhamos acertado. Compro na Petbliss (na loja física, em Braga, ou através do Facebook, para não ter que carregar sacos pesados) e optamos pela referência "Original" de frango, para não fugir muito ao que ela estava habituada. So far, so good.

2 comentários:

  1. Trabalho numa loja de animais e confirmo tudo aquilo que disseste! Muitas vezes o barato sai caro, e rações como a Pedigree, a Whiskas ou outras marcas inferiores são péssimas para a saúde dos nossos patudos por conterem excesso de cereais - e não só! - nos seus ingredientes. É sempre melhor optarmos por uma ração ligeiramente mais cara mas que, futuramente, nos trará menos despesa no veterinário :) Não conheço a Lenda, mas deduzo que seja uma excelente marca! (Isto não afirmando que marcas com cereais sejam inferiores, desde que os cereais não sejam o primeiro ingrediente na lista) :)

    ResponderEliminar
  2. Faz-me lembrar o meu cão! Também sempre foi super esquisito para comer... era capaz de ter a taça com comida seca e aquilo até ganhava pó, porque ele não comia quase nada. Fomos variando, até que começamos a dar-lhe uma da Friskies, Nutri Soft da gama Mini Menu, que ele adora! Agora dá gosto vê-lo a comer, mas só costuma comer uma vez por dia, mesmo tendo ali a comida à disposição dele durante todo o dia - o que deve indicar que ele não tem fome e fica satisfeito.
    Acho que, no fundo, são como nós... também têm o direito a perceber o que gostam mais e o que não gostam mesmo nada :)

    ResponderEliminar