Thirteen

AVEIRO, PORTUGAL | Tripa de Aveiro

A Tripa de Aveiro chega até nós quente, polvilhada com canela e recheada com um ingrediente à nossa escolha. É um doce tradicional de Aveiro e, com a sua massa elástica e fofa estrategicamente dobrada, é algo que não podemos deixar de comer quando visitamos a cidade dos moliceiros. Existem mil e uma combinações para todos os gostos mas sabemos que não deixaremos Aveiro desiludidos pela sua especialidade.

Há uns anos havia apenas três opções: simples (sem recheio), com chocolate ou com ovos moles. Hoje, são dezenas as combinações possíveis. E enquanto que o Gui optou por uma das versões tradicionais - Tripa de Aveiro com ovos moles - eu, como não poderia deixar de ser, escolhi Tripa de Aveiro com Kinder. O resultado? Delicioso. Existe um bom equilíbrio entre a quantidade de massa e o recheio e, apesar de doce, não é enjoativo - recomendo, ainda assim, que comprem também uma garrafa de água. O chocolate derretido ao longo de toda a massa, a canela que dá o toque final... Este não é um doce para comer todos os dias mas é obrigatório numa ida a Aveiro.


6 comentários:

  1. Eu não consigo gostar da consistência da tripa, mas costumo comer bastante bolacha americana (que é mais crocante e tem direito a todas as combinações possíveis de sabores, na mesma). As minhas bolachas favoritas são as de queijo, curiosamente - ou chocolate! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. eu quando fui a aveiro comi uma! é tão ótimo! :D

    ResponderEliminar
  3. Eu também já provei e adorei! Sempre que vou a Aveiro tento comer uma! ;)

    ResponderEliminar
  4. Estava ainda agora a comentar com uma colega que nunca mais é hora de almoço, e agora vejo isto! Apesar de nunca ter experimentado, a descrição/fotografia foram suficiente para me deixar a salivar. Nem sabia que recheio de kinder era uma possibilidade.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto..! Não me posso esquecer da Tripa de Aveiro quando lá voltar!

    ResponderEliminar
  6. Eu adorei ir a aveiro por causa das tripas a melhor coisa que ja comi

    ResponderEliminar