Thirteen

BLOGOSFERA | Há espaço para todos!

Há cerca de duas semanas perguntei no meu Instagram Stories se a Era dos blogues estava a terminar. A questão dividiu os meus seguidores mas confesso que fiquei surpreendida com o número de pessoas que me responderam que sim, que os blogues estavam a morrer e que deixaram de os acompanhar porque sentiam que liam sempre "mais do mesmo". Perante isto - e tendo em conta que  me devolveram a pergunta - não podia deixar de partilhar a minha opinião sobre o tema que tem dado tanto pano para mangas pela Blogosfera fora (achavam mesmo que ia ficar longe deste debate? Inocentes!).

Com sinceridade, não acredito que os blogues estejam a morrer. Acredito, sim, que se estão a reinventar e a passar por uma fase de adaptação que nem toda a gente vê ou aceita da melhor forma. Os blogues apresentam-se agora de uma forma mais profissional (mesmo para quem não faz disto profissão) e quem os escreve (ainda que seja por gosto, como eu também também escrevo) preocupa-se mais com o tipo de conteúdos que partilha, tentando acompanhar a exigência desta nova geração de leitores. Se há dez anos (já?!) os blogues viviam de desabafos profundos e pseudónimos, agora vivem de conteúdo mais informativo, mais próximo do leitor e, especialmente, mais útil.

Diferentes redes sociais e diferentes plataformas cativam e fidelizam diferentes públicos e se há quem passe horas a ver vídeos no Youtube sobre os temas que mais lhe dizem ou a fazer scroll no Instagram para conhecer as novidades do mundo da moda e da cosmética, também há quem prefira ler blogues. Não é por acaso que os meios de comunicação (mais) tradicionais deixaram de ser imparciais para assumirem uma postura de recomendação e de terem rostos associados às experiências.

Não acredito que os blogues estejam a morrer. Acredito, sim, que estão a sofrer alterações profundas e que só aqueles que são verdadeiramente dedicados (por gosto, profissão ou qualquer outra razão) continuarão a alimentar este tipo de plataformas. Com mais ou menos visitas, com mais ou menos seguidores e comentários, eu por aqui ficarei - e espero que vocês também!

10 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo. Arrisco a dizer que existem agora blogues de melhor qualidade, embora nem sempre acessíveis ao público!

    JU VIBES | @itsjuvibes ❤

    ResponderEliminar
  2. "Acredito, sim, que estão a sofrer alterações profundas e que só aqueles que são verdadeiramente dedicados (por gosto, profissão ou qualquer outra razão) continuarão a alimentar este tipo de plataformas." totalmente! mesmo não sendo profissão, é preciso muito mais trabalho agora para manter um blog "relevante" do que há anos atrás!

    ResponderEliminar
  3. Acho que acabamos sempre por abandonar o cantinho (falo também por mim), mas depois regressamos sempre! Os blogs não estão a terminar de maneira alguma!!!

    ResponderEliminar
  4. Tal como já deves saber da publicação que fiz, sou da mesma opinião que tu :).
    Muito obrigada por continuares por cá <3.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Posso não ser a presença mais activa, mas continuo sempre deste lado para não deixar, pelo menos, o teu blogue morrer, pois, é daqueles que merece mais visitas, porque é tão bom, informativo e pessoal. Não. Os blogues não estão a morrer, as pessoas é que estão a ficar mais seletivas.

    ResponderEliminar
  6. Partilho da mesma opinião. São plataformas distintas, com conteúdos distintos, que se podem completar. E, de facto, a era dos desabafos parece ter terminado, não sei se por uma questão de "moda", ou seja lá o que for - talvez porque hoje em dia os "segredos" na net não duram muito tempo em segurança, por isso talvez seja melhor nem arriscar. A verdade é que também me parece que todo este "pessimismo" pode também ser efeito do Verão, já se sabe que há períodos em que tudo parece menos activo!

    Enfim, cá ficamos :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  7. Concordo! Só posso concordar! Atualmente chamar a atenção não é nada simples. Os conteúdos são mais que muitos e as escolhas de quem lê também dependem muito das suas necessidades. O marketing digital ocupa um lugar muito importante e bastante exigente no que toca a procurar e encontrar de forma assertiva. É assim mesmo. O caminho pode ser mais longo, mas igualmente mais duradouro. Um beijinho

    www.asteoriasdaelsa.com

    ResponderEliminar
  8. Concordo, enquanto houver quem goste de escrever e partilhar os blogs nunca vão morrer.

    ResponderEliminar
  9. Não concordo. Eu acho que os blogues estão a morrer, o que não significa que acho que vão deixar de existir. Mas acho que a blogosfera perdeu muito com a vaga de youtubers/vloggers. Já se sabe que muitas pessoas preferem ver imagem/vídeo a ler. Eu tive um blog há uns anos, do género pessoal e anónimo, que é o estilo que mais gosto, e noto uma grande diferença para agora.

    ResponderEliminar