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VIDA PROFISSIONAL | Aumentar a Notoriedade da Marca

Num mundo cada vez mais tecnológico onde as redes sociais podem determinar o sucesso ou o fracasso do artista, as marcas precisam de se adaptar a um novo tipo de cliente: aquele que não tem medo de comprar online, que atribui credibilidade ao número de seguidores indicados no perfil e que gosta de conhecer, equacionar a compra e comprar sem ter que se dirigir a uma loja física – quanto mais cómodo, melhor.

É inegável que, na era tecnológica em que vivemos, estar em todo o lado e estar atento a tudo – sobretudo se estamos a falar de marcas – é importante. As redes sociais permitem-nos chegar a novos públicos, fidelizar clientes, humanizar a marca, manter o contacto com os fãs e entrar em novos mercados – são um mundo preparado para ser descoberto e conferem credibilidade às marcas: se não têm uma forte presença online, é como se não existissem ou, pior, como se não fossem de confiança. Mas, afinal, como é que as redes sociais podem ser usadas para aumentar a notoriedade da marca e otimizar as vendas? Quais são as dicas mais pertinentes?

Não se limitem a criar um perfil ou uma página numa rede social | A necessidade de estar presente nas redes sociais é óbvia mas criar um perfil sem uma estratégia definida pode ser um erro. Que tipo de público pretendem alcançar? A que horas esse público está mais ativo? Quais são as redes sociais utilizadas pelos vossos potenciais clientes? Que tipo de publicações o vosso público prefere? É necessário perceber quais as redes sociais que fazem sentido e como devem ser utilizadas, criando conteúdo adequado a cada uma delas e publicando-o nos momentos mais pertinentes.

Sejam constantes | O número de publicações diárias ou semanais dependerá sempre de cada rede social e de cada marca mas, na efemeridade do online, é importante publicar regularmente e criar um hábito de visita nos seguidores. Se publicarem uma vez por mês, a vossa presença na rede social não causará um impacto positivo no vosso negócio – pelo contrário, poderá ser sinónimo de desinteresse, de falta de profissionalismo e de despreocupação.

Diversifiquem os conteúdos | Publiquem notícias, artigos, testemunhos, infográficos, vídeos, fotografias, valores e ilustrações. Façam perguntas. Promovam o conceito da marca que representam, valorizem os vossos clientes. Publiquem mais do que produtos – sem os deixar de parte. Isto despoletará um interesse maior nos seguidores e permitirá que a marca chegue a novas pessoas.

Coloquem um CTA (call-to-action) nas publicações | As publicações que incentivam os utilizadores a deixar uma opinião, a responder a uma pergunta ou a realizar uma ação recebem mais atenção do que as restantes. Não tenham medo de pedir ao utilizador para clicar num determinado link que o levará para o vosso website (sim, é possível gerar vendas a partir das redes sociais), não tenham medo de pedir opiniões ou respostas sobre um determinado tema – valorizem essas ações e aumentem a interação.

Aproveitem para conhecer os clientes | À medida que os comentários e likes vão sendo mais frequentes e em maior quantidade, analisem quais as publicações que têm maior impacto na comunidade que visitam a vossa página ou perfil. Aproveitem para perceber quais os produtos mais populares, que tipo de publicações resultam melhor com o vosso público em particular. Esta é uma excelente forma de compreender quem acompanha a marca e como podem potencializar as vendas.

Façam testes. Muitos testes | Independentemente das teorias e dos estudos que lêem, o importante é colocar em prática os conhecimentos adquiridos e testar. Nem todas as teorias se aplicam a todas as marcas e públicos – são apenas uma base para quem está a começar e devem ser vistas como tal. É importante experimentar, ver o que resulta e ir adaptando as ações da marca ao público e aos resultados que têm vindo a ser conseguidos.

As redes sociais são boas aliadas no que diz respeito ao aumento da notoriedade da marca mas, para além disto, estão a atingir um patamar descomplicado e cómodo para o utilizador – já permitem comprar sem sair das suas plataformas e revelam vantagens distintas para as marcas e para o utilizador comum.

A possibilidade de comprar nas mais diversas redes sociais é relativamente recente e ainda nem todas as plataformas a disponibilizam aos seus utilizadores mas o futuro das redes sociais passa por aí. Como virar a cara? É importante começar a olhar para estas oportunidades com outros olhos - se é que ainda não as observaram com rigor - porque podem estar a perder uma oportunidade. O mais importante? Estratégia.



Texto adaptado. Originalmente publicado no blogue da BloomIdea.

2 comentários:

  1. Excelentes dicas! Fiquei um pouco curiosa com essa do CTA, como assim??

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    1. O CTA (call to action) pede ao leitor/seguidor que realize uma ação. Deixo alguns exemplos, para que possas compreender melhor: "Clica AQUI para saberes mais"; "Identifica 2 amigos com quem gostarias de experimentar esta nova ementa"; "Deixa um comentário com as tuas questões" (...) O CTA inclui sempre um verbo que origina uma ação :)

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