Thirteen

BRAGA, PORTUGAL | Museu D. Diogo de Sousa

O Museu D. Diogo de Sousa, criado em 1918 e nomeado assim graças àquele que foi o arcebispo de Braga entre 1505 e 1532, é uma referência na área da Arqueologia. 

O acervo do Museu inclui coleções de arqueologia de toda a região Norte de Portugal e dá a conhecer a história de Bracara Augusta, desde a época Paleolítica até à Medieval. Entre peças de cerâmica, jóias, utensílios cuidadosamente recuperados, moedas do Alto Império e até um mosaico romano, o Museu possui aquela que é considerada a “melhor coleção de miliários da Europa” (visível na última sala da exposição, e reunida pelo próprio D. Diogo de Sousa) e dá a conhecer a vida dos nossos antepassados através de maquetes que ilustram o dia-a-dia na cidade.

A visita inicia-se com uma breve abordagem à história do Museu e, posteriormente, quatro salas dividem as peças expostas cronologicamente. Aqui viajamos no tempo sem dar conta da passagem das horas e, para os que gostam particularmente de história, esta é uma viagem imperdível. Recomendamos a visita guiada para uma experiência ainda mais especial.

Para além disto, o Museu possui ainda um laboratório de restauro e serviços técnicos especializados. Não está aberta ao público mas esta sua área tem sido responsável pela preservação do património arqueológico local e regional.








Artigo originalmente publicado no Braga Cool.

1 comentário: