Thirteen

BERLIM, ALEMANHA | Altes Museum

Mais um bocadinho de Berlim (e ainda tenho tanto para partilhar!). O Altes Museum fica numa área de Berlim chamada Museumsinsel (Ilha dos Museus - perfeita para uma pausa na relva ou um piquenique!) e é considerado o maior e mais importante museu sobre arte antiga grega e romana.

O Altes Museum (cujo nome significa Museu Antigo) inclui aquelas que em tempos foram as coleções privadas de Gerrit Reynst, de Giovanni Pietro Bellori e do Cardeal Melchior de Polignac, e ainda a herança da marquesa Ansbach-Bayreuth, assim como outras peças que foram reunidas posteriormente graças ao Cônsul-Geral Bartholdy, ao General Franz von Koller e ao arqueólogo Eduard Gerhard. O Altes Museum é, sem dúvida alguma, um edifício muito rico, que rapidamente se tornou pequeno para tudo o que pretendia ainda albergar.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício foi bombardeado e incendiado, e uma parte significativa do acervo foi roubada e/ou destruída. Felizmente, o núcleo do Altes Museum tinha sido dividido e transferido para locais seguros, o que permitiu salvar muitas mais peças do que aquelas que se perderam. 

Na sua reconstrução, o museu ganhou mais uma ala e cresceu de forma a exibir (ainda) mais obras da Grécia e de Roma. Entre pintura, escultura, joalharia, exposições temporárias e salas com tetos de cortar a respiração, viajamos até ao passado acompanhados por um audio-guia gratuito sucinto, que nos permite contextualizar cada sala e saber mais sobre cada momento, hábito e época. O bilhete custa 10€, mas para quem tem o "Berlin Welcome Card" a entrada no Altes Museum é gratuita.















1 comentário:

  1. Parece-me um excelente espaço para visitar quando chegar a minha vez de conhecer Berlim.

    ResponderEliminar