Thirteen

BERLIM, ALEMANHA | Neue Museum

O "Neue Museum" - Museu Novo - é o segundo dos cinco museus que constituem a "Museumsinsel" (Ilha dos Museus) e foi construído para albergar o acervo que o "Altes Museum" já não podia albergar. Hoje, o "Neue Museum" reúne coleções sobre a Pré-História, a História Antiga, as antiguidades clássicas e o antigo Egipto, recebendo milhares e milhares de visitantes todos os anos - este é o segundo museu mais visitado da cidade de Berlim.

O edifício do "Neue Museum" foi projetado por Friedrich August Stüler num estilo neoclássico. Com 105 metros de comprimento e 40 metros de largura, o museu tem uma fachada simples que contrasta com as salas decoradas, e apesar de ter ficado totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, o Museu manteve a sua essência ao longo das décadas. Como forma de preservar a história do próprio edifício, as marcas da guerra são propositadamente visíveis em muitos dos espaços.

A coleção de papiros, os objetos que representam o desenvolvimento da Humanidade - desde a Idade da Pedra até à Idade Média -, o chapéu de Berlim e a coleção sobre as Artes do Egipto Antigo são, sem dúvida alguma, aquilo que mais cativa os turistas e locais, assim como o famoso busto de "Nefertiti" (esposa do Rei Akhenaton), uma peça que ainda apresenta as cores originais e que nunca foi restaurada.

A entrada no "Neue Museum" custa 12€ e inclui o audio-guia. Porém, se optarem pelo Berlin Card, a entrada no museu é totalmente gratuita.














Sem comentários:

Enviar um comentário