Thirteen

BERLIM, ALEMANHA | Pergamonmuseum

O "Pergamon Museum" é o museu mais visitado de Berlim e um dos mais conhecidos em toda a Alemanha. O seu acervo inclui tesouros da antiguidade e objetos com um enorme valor cultural. Dividido em três secções - Antiguidade Clássica, Médio Oriente e Arte Islâmica -, é no "Pergamon Museum" que encontramos o "Altar de Pergamon" (um altar monumental, construído em homenagem a Zeus) e ainda o portão do Mercado de Mileto (uma construção romana com 17 metros de altura e 29 metros de largura que dava acesso ao mercado de Mileto - atual Turquia).

É também no "Pergamon Museum" que encontramos seis mil anos de história da Babilónia, Suméria e Assíria. A fachada da sala do trono do rei, assim como a "Porta de Ishtar", são as peças de maior destaque, mas para quem é fã de arte oriental, todo o museu é absolutamente fascinante.

O islamismo é, sem dúvida alguma, a religião sublinhada no Pergamon. Entre obras de arte do século VIII até ao século XIX, a coleção é diversificada e apaixonante. Os tapetes, os livros, o artesanato, as jóias... encontramos um pouco de tudo: a Fachada de Mshatta, uma parte do Palácio Qsar Mshatta, a Sala Aleppo, a Cúpula de Alhambra (...) - a coleção dedicada à arte islâmica exibe obras de todo o mundo, de Espanha à Índia, mas o destaque vai para o Egipto e o Irão.

Aberto todos os dias das 10h às 18h (excepto à quinta-feira, dia em que está aberto até às 20h), o  bilhete para o "Pergamon Museum" custa 12€, havendo descontos especiais para estudantes. Com o Berlin Welcome Card, a entrada é totalmente gratuita.


Sem comentários:

Enviar um comentário