Thirteen

BERLIM, ALEMANHA | Tiergarten

O Tiergarten é o pulmão de Berlim. É um enooooorme parque público, que atravessa uma grande parte da capital alemã e onde encontramos parques infantis, um lago, locais para piquenique e muita relva onde famílias e grupos de amigos se juntam para jogar futebol e basebol, para brincar com os miúdos, para fazer exercício físico, para ter aulas ao ar livre, para apanhar sol, para por a conversa em dia (...).

O Tiergarten tem cerca de 210 hectares, e perto da entrada do lado do Brandenburg Tor existe um memorial muito especial e discreto - uma homenagem aos ciganos que foram deportados e que acabaram por falecer nos campos de concentração espalhados um pouco por todo o mundo. À volta do lago, um poema de Santo Spinelli ("Pallid face, dead eyes, cold lips. Silence. A broken heart without breath, without words, no tears."). À volta da frase, pedras colocadas de uma forma (que nos parece) aleatória apresentam palavras - os nomes dos campos de concentração. Na parede da entrada, a explicação - mais de 500 mil ciganos e romenos foram vítimas do nazismo. 

Mesmo num parque lindíssimo, com crianças a rir e árvores a fazer sombra para quem descansa ou lê um livro, é importante não esquecer as maldades - e estas duas componentes unem-se na perfeição em Berlim, em particular no Tiergarten. O parque é absolutamente fabuloso e estes detalhes acabam por torná-lo ainda mais especial para a cidade.






2 comentários:

  1. Achei graça que quando li “Tiergarten” julguei que ias falar de um jardim zoológico :b

    ResponderEliminar
  2. Percorri a Alemanha toda e so ficou mesmo a faltar a capital... tenho mesmo de voltar para rever tudo e desta vez Berlim tem mesmo de ser visitada :) E este parque tem mesmo de fazer parte do roteiro :)
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar