Thirteen

LIVRO | Portuguesas Extraordinárias

Talvez vocês não saibam isto sobre mim, mas adoro estar a par das novidades no que diz respeito à literatura infantil. Os livros para esta geração vão muito além dos contos de fadas e podem abordar temas importantes de uma forma mais simples. Se é cedo que se incutem certos valores, então também será bom presentear os mais novos com mais do que histórias de princesas e dragões (por muito incríveis que sejam e por muita falta que façam, também).

"Portuguesas Extraordinárias" é uma compilação de biografias simples de mulheres que fizeram a diferença no mundo e que levaram Portugal mais longe, mas que nem sempre tiveram o destaque merecido. Entre Amália Rodrigues, Brites de Almeida (a Padeira de Aljubarrota) e Beatriz Costa, estão alguns nomes menos partilhados como Antónia Rodrigues, Grácia Nasi, Maria Luísa Holstein ou Carolina Ângelo. Todas importantes - e extraordinárias - à sua maneira, nas mais diversas áreas.

Cada Portuguesa Extraordinária tem um cartão de cidadão com informação básica, um pequeno parágrafo sobre o seu grande feito, uma contextualização perante a época em que viveu, algumas curiosidades e ainda um espaço para "descomplicar" (um pequeno dicionário onde a autora coloca as "palavras difíceis" que utilizou).

Em "Portuguesas Extraordinárias" revemos as características lusitanas que tão bem conhecemos enquanto nos encantamos com ilustrações maravilhosas, curiosidades engraçadas e factos fascinantes. Para um adulto, é um livro simples que se lê em meia hora e que ensina alguns detalhes mais escondidos da História Portuguesa. Para uma criança, é uma boa forma de conhecer um bocadinho mais sobre a importância de ir à luta, de não se conformar e de valorizar as ações do passado que nos permitem viver o quotidiano que vivemos. Já colocaram na lista para oferecerem à pequenada no Natal?

5 comentários:

  1. Acho este livro uma ideia genial :)

    ResponderEliminar
  2. Vai já para a minha lista para fazer companhia aos outros :)

    ResponderEliminar
  3. O João já lho tinha deitado olho numa livraria e memorizei o título. Agora, com o teu carimbo de aprovação, tenho ainda mais vontade de lho oferecer (também estou curiosa com o dos rapazes que tens e que ele também deitou olho, vou ficar a aguardar o teu feedback :D)

    ResponderEliminar
  4. Ooolha olha que bela prenda para a minha prima e, no futuro, para a minha afilhada! E para rapazes também :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  5. Adoro livros infantis! Por norma, são muito ricos e as mensagens que transmitem são sempre significativas.

    ResponderEliminar