Thirteen

LIVRO | Reaccionário Com Dois Cês

Gosto muito do Ricardo Araújo Pereira. Para mim, é um dos humoristas mais inteligentes da atualidade e aquele que faz realmente piadas com piada, que nos fazem rir e que nos fazem pensar sobre alguns temas de uma forma diferente - porque o riso ou a ironia não têm de ser o oposto de preocupação ou de indiferença perante o mundo.

RAP é igual a si próprio neste "Reaccionário Com Dois Cês" e isso basta. Ainda que não concorde com todas as opiniões que expressa, admiro a forma como nos diverte e como consegue criticar sem destilar veneno (característica que falha na escrita de muitos humoristas portugueses). 

"Reaccionário Com Dois Cês" reúne crónicas escritas para a Revista Visão e apresenta-nos a escrita peculiar do autor em análises críticas à atualidade. Ricardo Araújo Pereira é especialista em abordar temas sérios de forma engraçada sem lhes retirar o peso e é isso que nos prende em "Reaccionário Com Dois Cês". As redes sociais, as rabugices dos portugueses perante todo e qualquer tema, as opiniões contrárias, a liberdade de expressão, os dramas políticos do século XXI, as polémicas do momento (...). Ficaram a faltar as datas de cada texto - acredito que fariam toda a diferença e que ajudariam a contextualizar a crónica em questão, uma vez que algumas delas já estão desatualizadas -, mas não me parece que este seja um impedimento para compreender com clareza cada uma das situações abordadas ou o ponto de vista do autor.

"Reaccionário Com Dois Cês" acaba por ser um livro leve, de leitura fluída e com risos à mistura. Perfeito para um domingo à tarde, sem cair no ridículo ou na inutilidade tantas vezes associados a este dia.

2 comentários:

  1. O Ricardo Araújo Pereira é o meu humorista preferido. Como disseste, é super inteligente e tem o dom de tornar o sério em simples e com humor, mas sei tirar a seriedade do assunto. E, melhor, faz-nos pensar. Ainda não li o livro, mas acredito que seja uma excelente leitura, e já está na minha wishlist

    ResponderEliminar