Thirteen

O APARTAMENTO | 7 Coisas que fazem parte da nova rotina

Luvas de borracha | Se em casa dos meus pais havia máquina de lavar loiça (e nunca era eu a colocar a máquina a lavar, diga-se de passagem), agora é outra história. Quem cozinha cá em casa é o Gui, o que significa que sou eu que arrumo a cozinha no fim de jantar. As minhas melhores aliadas nesta tarefa? Luvas de borracha da Vileda. Detesto tocar em pedaços de comida - blhec! - e se esta vida a dois é feita de sacrifícios, pelo menos minimizo o suplício de ter que tocar em loiça suja. Um acordo é um acordo: quem cozinha não lava a loiça.

Música no banho | Andei louca à procura desta coluna, mas não a usei logo que a recebi (obrigada, Inês!). Em casa dos meus pais, colocar música enquanto tomava banho não era opção para mim - porque tínhamos horários diferentes e porque não havia nenhuma parede onde eu tivesse acesso à coluna sem que esta ficasse praticamente submersa, correndo o risco de se estragar. Neste apartamento já não é bem assim: tenho a coluna na casa-de-banho e começo o dia ao som das minhas músicas favoritas. 

Listas de compras | Tirando uma ou outra linha que acrescentava quando algo estava a acabar (cereais, tampões, champô, bolachas...), a verdade é que nunca me preocupei muito com a lista de compras para a casa, pois a minha mãe sabia (bem melhor do que eu) o que era necessário comprar. Agora, existe um papel e uma caneta no balcão da cozinha e ambos temos o cuidado de ir acrescentando e riscando o que precisamos e o que já foi comprado. Apesar de ser o Gui, habitualmente, a ir ao supermercado, costumo ser eu a fazer a lista - e nunca coloco na lista "presente para a Carolina" ou "gomas, chocolates e pastilhas elásticas"; tenho sido bastante séria com esta tarefa.

Visitas diárias à caixa do correio | Com a liberdade vem a responsabilidade e apesar de receber quase todas as contas por email e de ter todas as despesas fixas a descontar diretamente da conta, não consigo evitar as visitas diárias à caixa do correio. Na maior parte dos dias não há novidades, mas nunca se sabe quando vai chegar a fatura da água ou uma carta importante. Nunca tinha reparado, mas sou um bocadinho neurótica com isto, pois tudo nesta vida vem com um prazo e eu tenho medo de deixar passar a data limite.

Histórias para adormecer | Na nova rotina reservei alguns momentos para ler. Começou como uma pequena obrigação, mas agora é um hábito: todos os dias, antes de adormecer, leio um pouco - às vezes leio vários capítulos seguidos, noutras apenas consigo ler meia dúzia de páginas. Seja como for, é um bom hábito que não pretendo descurar. 

Pão acabado de fazer | O melhor miminho. Em casa dos meus pais isto era praticamente impossível, pois não havia nenhuma padaria por perto (o mais parecido era ir tomar o pequeno-almoço fora, ao fim-de-semana), mas aqui é só atravessar a rua. Nos dias de trabalho, o Gui vai comprar pão enquanto eu tomo banho. E não há nada que diga mais gosto de ti do que sacrificar aqueles cinco minutos extra de cama para ir comprar pão. É uma boa forma de começar o dia, sentada a tomar o pequeno-almoço - rotina essa que me obriguei a ter desde que me mudei para cá.

Folhetos promocionais e aplicações de supermercado | Quem diria que eu iria andar atenta às promoções do LIDL, do Pingo Doce e do Continente? Apesar de termos um hipermercado favorito, ao qual vamos com maior frequência, a verdade é que ando atenta aos três. Ainda não entrei na onda paranóica dos cupões, dos descontos que podem ser utilizados simultaneamente ou das compras em grandes quantidades (espero não dizer o contrário daqui a uns tempos!), mas ando a par das novidades para podermos poupar algum dinheiro todos os meses.

5 comentários:

  1. Gosto de ver tua organização nessa nova vida! Que legal e a parceria é tri importante!bjs e felicidades! Chica

    ResponderEliminar
  2. Como as coisas mudam quando saímos de casa dos pais! Deve ser uma experiência incrível! Muita sorte :)
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  3. Ahah já eu era a moça que dizia que um dia ia usar luvas e olha, nem lhes toco, não consigo orientar-me com elas :p e queria a tua prática com a leitura e a caixa do correio, juro. A minha caixa de correio é menina para ganhar teias de aranha - mas verdade seja dita, está quase sempre vazia! Já com a lista de compras, tenho a versão tecnológica disso - uso o Wunderlist, e dá para partilhar a lista com outra pessoa! Assim temos a lista sempre à mão :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Fartei-me de rir com o facto de não gostares de tocar em comida :P Acho justo que dividam as tarefas. No meu ponto de vista, uma vida em conjunto é exatamente isso, ajustes e cedências de ambas as partes.

    ResponderEliminar
  5. Ter uma casa "por nossa conta" é uma responsabilidade enorme! Desde que entrei para a universidade tive que morar fora da casa dos pais, pelo que tive de tomar certos hábitos e um deles é mesmo fazer lista de compras e estar atenta a promoções ahahah além disso, fiquei uma ligeira "obcecada" por limpezas: dou por mim a andar de pano na mão só para limpar uma mesa porque tinha um pouco de pó ahahah

    cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt

    ResponderEliminar