Thirteen

LIVRO | Invisible Influence: The Hidden Forces That Shape Behavior

Mesmo sem que sejamos capazes de nos aperceber disso, as nossas escolhas são fruto das influências que recebemos. A influência social é um dos mais interessantes fatores do nosso comportamento e  eu, confesso, sempre fui fascinada por perceber até que ponto a sociedade em que nos inserimos define as nossas decisões. Não foi por acaso que, na biblioteca da empresa, escolhi este "Invisible Influence".

Jonah Berger explora a subtileza das influências que afetam as nossas decisões nos mais diversos campos: enquanto consumidores, enquanto profissionais, enquanto seres humanos. Acredito que todos somos influenciáveis até certo ponto e o autor construiu um livro - baseado em pesquisas, teorias científicas, experiências e casos específicos - que tenta explicar porque escolhemos aquilo que escolhemos dia após dia. Ao percebermos como a influência social atua, podemos decidir quando faz sentido resistir, quando faz sentido usá-la a nosso favor, ou quando é absolutamente inofensiva. As ciências sociais, a psicologia, o marketing e a economia convivem alegremente entre as páginas de "Invible Influence" para nos oferecer explicações realistas. Pelo meio, há ainda alguns testes que medem se somos muito (ou pouco) influenciados por aquilo que lemos, vivemos e observamos.

Berger debruça-se sobre cinco temas em especial: 1) a imitação, 2) a singularidade, 3) a necessidade de pertença, 4) o dilema imitação/autenticidade e 5) a alteração dos resultados mediante a presença de outras pessoas. Os temas são abordados de uma forma muito técnica (este é um livro para profissionais de marketing e vendas), mas acredito que seja fascinante para todos os que gostam de perceber a mente humana e aquilo que molda o caminho de cada um de nós.

Suportado por exemplos concretos, detalhes que fazem a diferença e casos de sucesso que todos conhecemos, Jonah defende que todos, enquanto animais, estamos sujeitos à influência social e que a forma mais eficaz de a usar a favor do nosso projeto ou negócio, enquanto humanos, é perceber como podemos criar planos de marketing inteligentes e eficazes. Não é por acaso que retrata o comportamento do consumidor ou a forma como o conteúdo pode ser viral - não existe uma fórmula mágica, mas em "Invisible Influence" são partilhadas algumas dicas muito relevantes.

3 comentários:

  1. Fiquei bastante curiosa relativamente a este livro pois a verdade é que também sou fascinada por compreender de que forma a sociedade nos "impõe" indiretamente certas decisões nossas desde o dia em que percebi que estava a ser digitalmente influenciada por tantas bloggers e youtubers.

    Um beijinho.

    "F de Francisca": https://fdefrancisca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Deve se mesmo muito interessante este livro. Mais um para a minha lista.:)

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Dou por mim a pensar muitas vezes nessa questão da influência social, principalmente desde que tenho um blog e que percebi a influência que os bloggers e youtubers têm nas decisões que tomamos, e isso é só a ponta do iceberg. Existem tantas outras fontes de influência que nós nem nos apercebemos.
    Vai ser o próximo que vou ler, a seguir àquele que te comprei :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar