Thirteen

CINEMA | The Propaganda Game [2015]

Um dos países que tenho maior curiosidade em visitar é a Coreia do Norte. Apesar de não concordar com o seu regime ditatorial e de repugnar a censura que ali se vive, sou fascinada pelo rigor, pela organização, pelo mistério que lhe está associado. O fascínio não é necessariamente positivo, mas esta curiosidade faz-me querer saber mais sobre o local e sobre as pessoas que vivem segundo aquelas regras - será a ignorância algo de positivo, neste caso?

"The Propaganda Game" é um documentário da Netflix que retrata a viagem de um cineasta espanhol à Coreia do Norte. A premissa é simples: desmistificar aquilo que (achamos que) sabemos sobre o país. Não podemos esperar um retrato cru, pois o documentário apenas mostra aquilo que as autoridades e leis coreanas permitem mostrar, mas conseguimos ter duas perspetivas claras da vida na Coreia do Norte: a nossa e a deles.

Para a realização deste documentário, Álvaro Longoria, o cineasta, conta com a ajuda de Alejandro Cao de Benos, o único estrangeiro a trabalhar para o Governo da Coreia do Norte e um grande apologista do Sistema - algo que surpreende, tendo em conta que se trata de alguém que conhece outras culturas e outras realidades. A equipa de "The Propaganda Game" é sempre acompanhada por polícias, elementos do governo ou guias turísticos que tentam mostrar as vantagens da sociedade comunista (e acreditam verdadeiramente nas palavras que proferem).

O acesso à educação, à saúde, à habitação, à alimentação e aos transportes são gratuitos para todos, é verdade… mas não há almoços grátis em lado nenhum, e não poder decidir onde morar, o que estudar ou como viver é a consequência dessa vantagem. Apesar da dificuldade legal e dos testemunhos gravados, o documentário tenta mostrar ambos os lados: a filmagem mostra as maravilhas de viver na Coreia do Norte, e a narração mostra o outro lado da moeda.

24 milhões de pessoas vivem na Coreia do Norte sob o comando de uma ditadura totalitarista e antes de vermos este documentário precisamos de recordar que não podemos estar à espera de filmagens livres. "The Propaganda Game" deve ser visto com olhos críticos; a propaganda é a base do sistema norte-coreano e este documentário mostra precisamente isso: existe uma lavagem cerebral, é certo, mas também existem alguns detalhes que poderiam ser positivos noutros contextos.

1 comentário: