Thirteen

PRAGA, REPÚBLICA CHECA | Klementinum

O Klementinum é o segundo maior complexo arquitetónico de Praga, tendo sido sede do Colégio Jesuíta e da Universidade de Praga durante vários anos. É aqui que encontramos a Biblioteca Barroca - que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial graças a uma parede falsa construída para proteger o seu acervo! - e a Torre Astronómica, que oferece uma vista de 360º perante a cidade. Na subida para a Torre, encontramos também a Sala dos Meridianos, que vale a pena conhecer.

Se, tal como nós desejávamos, esperam entrar na Biblioteca ou ver de perto os globos, posso dizer-vos que vão ficar extremamente desiludidos - apenas nos é permitido espreitar por uma porta durante algum tempo. Por falta de informação, acreditávamos que iríamos entrar e explorar a Biblioteca Barroca - digna d'A Bela e o Monstro - com os devidos cuidados e distâncias, mas apenas tivemos a uma espreitadela bastante vigiada, sem fotografias.

A visita guiada dura cerca de 45 minutos e apresenta-nos diversas curiosidades ao longo da experiência. O bilhete, que custa 10€, não é compatível com as expectativas da maioria dos visitantes, mas o fascínio perante a Biblioteca não deixa de ser imenso - é realmente incrível como se conseguiu preservar uma sala inteira, com livros centenários e pinturas magníficas, graças a uma estratégia tão simples. No topo da torre, a vista é a definição perfeita desta cidade: maravilhosa.


Sem comentários:

Enviar um comentário