Thirteen

CINEMA | Not Alone [2016]

"Not Alone" é um documentário da Netflix que aborda o tema da depressão e do suicídio de uma forma muito real e crua. Jacqueline Monetta perdeu a sua melhor amiga e quis compreender os motivos que levam jovens com vidas aparentemente felizes a cair no buraco negro. O que sentem? Quais as razões? Quais os sinais que devemos ter em conta? Como superam cada dia?

Nos Estados Unidos da América, local onde foi realizado este documentário, cerca de cinco mil adolescentes suicidam-se todos os anos. Vamos continuar a ignorar o "elefante na sala"?

Este foi um documentário duro de ver (apesar de ter apenas cinquenta minutos). O facto de estarmos a assistir a uma conversa, sem floreados, sem máscaras, sem distorções de voz… torna tudo muito mais real. E se por um lado nos traz algum medo - será que estamos realmente atentos aos nossos amigos e ao que se passa à nossa volta? - por outro também nos confere algum aconchego; ouvir estes relatos na primeira pessoa mostra-nos mesmo que não estamos sozinhos, que é possível viver com depressão, lidar com a dor de não saber o que sentimos e, ainda assim, superar as fases mais negras com que nos deparamos. "Not Alone" é um documentário quase cruel, mas que nos dá algum alento para superar aquilo que ainda está para vir - a mensagem é mesmo essa: não estamos sozinhos.

2 comentários:

  1. É um tema que não pode mesmo ser ignorado, porque a depressão existe, é uma realidade.
    Este documentário deve ser super interessante por isso, duro, mas real.
    Obrigada pela sugestão, Carolina.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. É um tema que não consigo abordar com grande facilidade, mas o documentário parece-me uma excelente sugestão.

    ResponderEliminar