Thirteen

LIVRO | Love x Style x Life

Pela primeira vez, decidi alinhar num Clube de Leitura. Não era propriamente um objetivo para este ano - não tenho metas de leitura, sequer -, mas numa fase em que fico sem chão muitas vezes e preciso desesperadamente de uma distração sem ecrãs, os livros têm sido uma boa ajuda. O The Bibliophile Club e o tema de Janeiro (auto-ajuda/não-ficção) foram a desculpa perfeita para começar o ano com uma leitura leve: Love x Style x Life, de Garance Doré.

Foi um presente de uma amiga que me conhece bem, e só por isso é um livro especial para mim, mas confesso que tinha algum receio de ficar desiludida com o conteúdo. Porém, para além de ser um livro esteticamente muito apelativo (e, se seguem o Thirteen há um bom pedaço, sabem que eu julgo muito os livros pela capa, no sentido literal), com um grafismo soberbo e fotografias maravilhosas, é um livro inspirador, que retrata a vida como ela é para Garance. 

Existe uma genuinidade no livro que se alinha com confissões surpreendentes (talvez até inocentes), reflexões sobre atitudes passadas e, claro, dicas preciosas para quem gosta de moda, de beleza, de blogues e de fotografia. Love x Style x Life é despretensioso, e acabamos por nos identificar com Garance de uma forma muito natural (sendo que diferentes partes do livro serão mais certeiras para diferentes pessoas, como é óbvio).

Garance partilha connosco a sua experiência e sentimos mesmo que estamos numa mesa de café a conversar com ela sobre o seu percurso e as dificuldades com que se foi deparando: a vontade de ser ilustradora, a criação do blogue, a necessidade de se rever na sociedade, as diferenças entre Paris (a sua cidade-natal) e Nova Iorque (onde vive atualmente), os passos necessários para atingir os objetivos, a mudança de ideias a meio do caminho… tudo isso é abordado de uma maneira fluída e simples, com um espírito muito livre, desprendido de preconceitos. À medida que crescemos, vamos aprendendo, e Garance Doré tenta passar-nos as suas aprendizagens como uma irmã mais velha ou uma amiga conselheira - não faz mal mudar de ideias, seguir caminhos distintos, ser diferente do resto do grupo, seguir sonhos que só descobrimos que tínhamos quando percebemos que os nossos sonhos afinal não fazem sentido.

Agora que estou numa leitura mais pesada (quem me segue no Instagram já sabe qual é), Love x Style x Life foi uma excelente forma de iniciar as leituras de 2019 - era a lufada de ar fresco que eu precisava neste início de ano; um livro escrito por alguém que batalhou muito para ter aquilo que tem (mesmo quando não sabia que era isso que queria) e que recomendo a todas vocês (independentemente de estarem a passar por um período maravilhoso, ou por uma fase mais delicada da vossa vida).

6 comentários:

  1. De facto, a capa do livro é muito apelativa! Foi a primeira vez que ouvi falar do livro e da autora e confesso que o tema me pareceu bastante interessante! :D A ver se faço uma pesquisa e o adiciono às minhas listinhas, eheh.

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar
  2. Reparei essa hashtag quando publicaste, no Instagram, a foto desse livro e fiquei curiosa do que seria o "The Bibliophile Club".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junta-te a nós neste desafio :)

      Eliminar
    2. Basta aderires ao Grupo no Facebook ou falar com uma das organizadoras (a Sónia do comentário seguinte, por exemplo)! :)

      Eliminar
  3. Tem ar de ser um livro super refrescante e muito interessante. Dá-me ideia que acabamos por nos relacionar de alguma forma, principalmente se tivermos um caminho semelhante ao dela. Ainda bem que gostaste desta tua primeira leitura para o clube :) Gostei da ideia e acho que vou querer ler num futuro próximo!

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar