Thirteen

LIVRO | O Universo para Pessoas com Pressa

Um livro para quem tem verdadeiro interesse no tema do Universo, dos planetas, das estrelas, das descobertas científicas. "O Universo para Pessoas com Pressa" é um livro simples, perfeito para andar na mochila e para descobrir (ou relembrar), de forma sucinta, alguns conceitos sobre o Universo e tudo o que nos envolve. Afinal, o que há realmente à nossa volta? Viajar no tempo é possível? O que é um buraco negro? Como funciona o sistema solar?

Colin Stuart explora cada um dos temas com uma simplicidade que permite que o livro seja indicado para qualquer idade - os mais pequenos vão gostar das explicações curtas e os mais velhos vão gostar de ter um livro que podem ir lendo nos tempos mortos. Não há explicações complexas demais - diria até que são capítulos para simples curiosos e verdadeiros leigos da astronomia.

Sou fascinada pelo Universo, mas confesso que este livro não me cativou como deveria. Sou uma miúda de Letras e Humanidades, por isso nunca explorei com detalhe os temas do Universo - nem desenvolvi particular interesse sobre temas muito específicos, apenas gostava de descobrir curiosidades. Talvez, por isso, não seja a melhor pessoa para vos aconselhar este livro - parece-me que, ao contrário do que é prometido, este não é um livro para simples curiosos mas sim para verdadeiros fãs de astronomia.

Não deixei o livro a meio - até porque se lê facilmente, de forma fluída - mas este "O Universo para Pessoas com Pressa" desiludiu-me um pouco. Não por ser aborrecido, mas porque apenas alguns dos capítulos abordaram temáticas menos faladas no meu quotidiano e, dessa forma, não senti que me tivesse acrescentado muito conhecimento científico (talvez estivesse mais atenta nas aulas de ciências do que aquilo que pensei estar). Seja como for, é um livro curtinho, ideal para quem quer descobrir mais sobre o Universo sem complicações, sem hostilidades, sem aborrecimentos, sem pretensões - há sempre factos interessantes e curiosidades entusiasmantes neste tipo de livros e as explicações de Colin Stuart são suficientemente esclarecedoras. Se detestam o tema dos planetas, das estrelas e das galáxias (ou simplesmente não se querem debruçar sobre astronomia pura nas vossas leituras)... talvez o melhor seja escolherem outra obra para ler. Se querem ter um companheiro científico para as viagens em transportes públicos... aproveitem a promoção e arrisquem!

2 comentários:

1. Concordo com a tua observação e, como já li uns quantos do género, continuo a defender que o que melhor entrega esse tipo de promessa - que nem a faz - é o Breve História de Quase Tudo. Imbatível!

ResponderEliminar
  2. Deve ser bastante interessante. Agora estou a ler "Astrofísica para Gente com Pressa".

ResponderEliminar