Thirteen

PRAGA, REPÚBLICA CHECA | O Bairro Judeu

Praga foi uma cidade muito prejudicada pela II Guerra Mundial e não deixa as novas gerações esquecerem isso - é um abre olhos que faz parte da História da cidade (e do país), que não podem ignorar se visitarem a República Checa. Visitar as sinagogas e o cemitério judeu fazia parte dos nossos planos e explorar essa vertente da cidade era imprescindível. 

Compramos um bilhete de visita ao Bairro Judeu - que incluía a entrada para as sinagogas e também a visita ao cemitério - e pudemos conhecer a Sinagoga Espanhola (Spanelska Synagoga), a Sinagoga Velha Nova (Staronová synagoga), a Sinagoga Maisel (Maiselova synagoga), a Sinagoga Pinkas e a Sinagoga Klaus (Klausen synagoga), todas bastante diferentes umas das outras, mas todas com uma história de sentimentos contraditórios em comum. Existem dois tipos de bilhetes, e podem escolher aquele que melhor se adequa às vossas prioridades.

Para além da componente religiosa dos espaços, existe sempre uma parte de homenagem em cada um deles. É um ambiente pesado, que conta a história dos judeus que faleceram, que fugiram, que não puderam continuar com as suas vidas. Entre objetos que fazem parte dos momentos religiosos, desenhos de crianças e nomes de vítimas... os arrepios são constantes. Sem dúvida que são locais belíssimos que nos fazem refletir não só sobre o passado, mas também sobre o mundo em que vivemos atualmente.











1 comentário: