Thirteen

QUERIDO PAI NATAL | Livros para 2019

Uma Educação de Tara Westover | "Tara Westover cresceu a preparar-se para o Fim dos Tempos, para ver o Sol escurecer e a Lua pingar, como que de sangue. Passava o verão a conservar pêssegos e o inverno a cuidar da rotatividade das provisões de emergência da família, na esperança de que, quando o mundo dos homens falhasse, a sua família continuasse a viver. Não tinha certidão de nascimento e nunca pusera um pé na escola. Não tinha boletim médico, porque o pai não acreditava em médicos nem em hospitais. Não havia quaisquer registos da sua existência. "Uma Educação" é a história apaixonante de uma mulher que se reinventa. Mas é também uma história pungente de laços de família e de dor quando esses laços são cortados. Com o engenho dos grandes escritores, Tara Westover dá forma, a partir da sua experiência singular, a uma narrativa que vai ao cerne do que é a educação e do que ela nos pode oferecer: a perspetiva de ver a vida com outros olhos e a vontade de mudarmos."

Meditação e Mindfulness de Andy Puddicombe | "Este é um livro sobre meditação. Mas não é igual aos outros. Aqui não há cânticos, não precisamos de nos sentar com as pernas cruzadas, ou ter qualquer tipo de fé. Nem sequer exige o dispêndio de longos períodos de tempo. Pelo contrário, este livro mostra-lhe como apenas 10 minutos de meditação por dia podem fazer a diferença e mudar a sua vida."

Becoming de Michelle Obama | "Nas suas memórias, uma obra de reflexão profunda e uma narrativa fascinante, Michelle Obama convida os leitores a entrar no seu mundo, relatando as experiências que a moldaram - desde a infância na zona sul de Chicago, passando pelos anos como executiva, equilibrando as exigências da maternidade e o trabalho, até ao tempo passado no endereço mais famoso do mundo... Terno, sábio e revelador, "Becoming" é um relato íntimo de uma mulher de alma e substância que desafiou constantemente as expectativas - e cuja história nos inspira a fazer o mesmo."

A Morte do Comendador de Haruki Murakami | "A cena repete-se todas as noites. Pouco antes das duas da manhã, o narrador ouve um som ao longe. Um sino antigo, oriundo das profundezas do tempo. Inquieto, o protagonista sem nome mergulha na floresta e descobre um santuário feito de pedras quadradas. Realidade ou fantasia? Em "A Morte do Comendador", um retratista sem nome, de 36 anos, subitamente abandonado em Tóquio pela mulher, acaba por ir viver para a misteriosa casa de montanha de um famoso artista. A descoberta de um quadro inédito no sotão dessa casa desencadeia uma série de misteriosos acontecimentos e constitui o pretexto para explicar metaforicamente os acontecimentos da vida do protagonista sem nome. A pintura que dá o mote ao romance, essa tem título - "A Morte do Comendador" - e remete para a ópera Don Giovanni, de Mozart."

A Bailarina de Auschwitz de Edith Eger | "Um livro poderoso e comovente que nos leva numa viagem universal de redenção e cura. Edith Eger tinha 16 anos quando foi enviada para Auschwitz. Naquele campo de concentração suportou experiências inimagináveis, incluindo ser forçada a dançar para o infame Joseph Mengele. Durante os meses seguintes, a resiliência da jovem ajudou muitos a sobreviver. Quando o campo foi finalmente libertado pelas tropas americanas, Edith foi retirada de uma pilha de corpos moribundos. Em "A Bailarina de Auschwitz", Edith Eger partilha a sua experiência do Holocausto e as histórias extraordinárias das pessoas que ajudou desde essa altura. Atualmente, ela é uma psicóloga reconhecida internacionalmente e os seus pacientes incluem mulheres vítimas de abusos e soldados com síndrome de stresse pós-traumático. Edith Eger explica como a mente de muitos de nós se tornou numa prisão e mostra como a liberdade é possível quando nos confrontamos com o nosso sofrimento."

Bloom de Estée Lalonde | "O que te faz feliz? O que faz com que tu sejas tu? O que define o teu estilo? Estée Lalonde compartilha os momentos, pessoas e coisas que fizeram dela quem é hoje. Ao revelar as suas lições de vida, oferece dicas para que cada leitor encontre o seu verdadeiro caminho."

Contos e Outros Escritos de Anne Frank | "Fadas e meninas solitárias. Os tempos de escola. O amor do pai. Os sonhos de futuro e o medo da guerra. A par do seu famoso diário, Anne Frank escreveu contos, fábulas, memórias, ensaios e uma novela que deixaria inacabada, produzindo um conjunto de textos que confirmam o génio extraordinário de uma jovem determinada, dona de um poderoso espírito criativo, que o terror da época em que viveu e a reclusão rigorosa a que se viu forçada nunca conseguiram quebrar. Neste volume, onde pela primeira vez em Portugal se apresenta a coletânea completa desta sua produção literária, existe fantasia e rebeldia, risos e comoção, personagens enternecedoras e audazes - e em todas elas a voz vibrante de uma menina com um gigantesco amor à vida."

21 Lições para o Século XXI de Yuval Noah Harari | "Qual o verdadeiro significado dos eventos que hoje testemunhamos e como poderemos lidar com eles à escala individual? Que desafios e escolhas se nos deparam? O que poderemos legar ou ensinar aos nossos filhos? Algumas das questões que procurarei explorar e dar resposta incluem o significado da ascensão de Trump, se Deus estará ou não de regresso ao nosso mundo, se o nacionalismo pode ser a resposta a problemas como o aquecimento global."

A Fórmula de Deus de José Rodrigues dos Santos | "Nas escadarias do Museu Egípcio em pleno Cairo, Tomás Noronha é abordado por uma desconhecida. Chama-se Ariana Pakravan, é iraniana e traz consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um estranho título e um poema enigmático. O inesperado encontro lança Tomás numa empolgante aventura, colocando-o na rota da crise nuclear com o Irão e da mais importante descoberta jamais efectuada por Albert Einstein, um achado que o conduz ao maior de todos os mistérios: a prova científica da existência de Deus. Uma história de amor, uma intriga de traição, uma perseguição implacável, uma busca espiritual que nos leva à mais espantosa revelação mística de todos os tempos. Baseada nas últimas e mais avançadas descobertas científicas nos campos da física, da cosmologia e da matemática, "A Fórmula de Deus" transporta-nos numa surpreendente viagem até às origens do tempo, à essência do universo e o sentido da vida."

O Diário de Anne Frank | "Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, "O Diário de Anne Frank" foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão. Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano."

Homo Deus de Yuval Noah Harari | ""Homo Deus" explora os projetos, sonhos e pesadelos que darão forma ao século XXI — desde o vencer da morte à vida artificial. Sucessor do bestseller internacional "Sapiens: História Breve da Humanidade", coloca as questões fundamentais: para onde seguir a partir daqui? Como proteger o mundo dos poderes destrutivos do ser humano? A história começou quando os homens inventaram os deuses e terminará quando os homens se transformarem em deuses. O que nos reserva o futuro?"

O Sonho de Uma Outra Vida de Katherine Boo | "Baseado em três anos de reportagem, neste livro é dada vida a uma era desconcertante de mudança e desigualdade global. Annawadi é um bairro de lata clandestino à sombra de hotéis de luxo perto do aeroporto de Bombaim. Quando a Índia começa a prosperar, os seus habitantes enchem-se de esperança. Abdul, vê «uma fortuna» no lixo que as pessoas mais ricas deitam fora. Asha, uma mulher inteligente e marcada por uma infância de pobreza, identificou o caminho para a classe média: a corrupção política. Com alguma sorte, a sua filha tornar-se-á a primeira rapariga com um curso superior no bairro. E até os mais pobres acreditam que estão a aproximar-se das boas vidas e dos bons tempos. Com inteligência, humor e um profundo conhecimento do que liga os seres humanos uns aos outros numa era de mudança, este livro lança-nos para um dos mundos escondidos do século XXI e para a vida de pessoas impossíveis de esquecer."

The Happiness Project de Gretchen Rubin | "Numa tarde chuvosa, a advogada americana Gretchen Rubin teve uma revelação no mais improvável dos lugares: um autocarro urbano: «Os dias são longos, mas os nãos são curtos. O tempo está a passar, e eu não me estou a concentrar suficientemente nas coisas realmente importantes.» Resolveu, então, dedicar-se ao seu projeto: durante um ano, fez tudo aquilo que os livros, pesquisas e mestres pregavam como os verdadeiros conceitos de felicidade. Desde Plutarco aos pensamentos de Buda, de Epicuro a Thoreau, de Oprah a Martin Seligman e do Dalai Lama às ideias e preceitos mais banais dos livros de auto-ajuda. E resolveu relatar, com rigor de cientista, aquilo que funcionava (ou não) para ela no seu blogue. Durante a experiência, arrumou os armários, cantou de manhã e deixou de implicar (tanto) com o marido. As suas conclusões são por vezes óbvias, por vezes surpreendentes, aparentemente simples, nem sempre fáceis. O blogue acabou por se transformar neste livro. "The Happiness Project" é esclarecedor, divertido e de leitura compulsiva.


Ficaram curiosos com as minhas escolhas? Já leram algum destes livros?

10 comentários:

  1. Gosto bastante das tuas escolhas. Desses já li "A bailarina de Auschwitz", "A fórmula de Deus" e "O diário de Anne Frank".

    ResponderEliminar
  2. Livros nunca são em demasia, por isso, qualquer um deles seria bem-vindo :)
    Tenho particular interesse nos seguintes: "Becoming", "A Morte do Comendador", "A Bailarina de Auschwitz", "Contos de Outros Escritos" e "A Fórmula de Deus" [até porque li "A Vida num Sopro" e adorei a escrita de José Rodrigues dos Santos].
    Espero que o Pai Natal seja generoso e te surpreenda ao longo do ano

    ResponderEliminar
  3. Já li o "Diário de Annne Frank" ( até mais do que uma vez) e também já li a Fórmula de Deus. E tenho aqui "21 Lições do século XXI" em lista de espera para ler. Posso emprestar-te os três se o Pai Natal não os trouxer :)

    ResponderEliminar
  4. Fiquei super curiosa com alguns livros!
    Quero-te desejar um ótimo 2019 com tudo aquilo que queres e desejas

    Finalmente o blog está no ar, de novo. Vem ver a nova cara!
    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  5. "A Bailarina de Auschwitz" e "21 Lições do século XXI" são os títulos que me despertaram mais curiosidade.

    ResponderEliminar
  6. "O Diário de Anne Frank" é um livro poderoso, ainda mais tendo em conta a idade dela. Vais gostar muito!
    Da tua lista, para 2019 quero o da Michelle Obama e os do Yuval Noah Harari.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  7. Da tua lista, já li o Bloom, Contos e Outros Escritos, 21 Lições para o Século XXI, A Fórmula de Deus, O Sonho de Uma Outra Vida e O Diário de Anne Frank! Tirando o último, posso emprestar-tos!
    Para este ano, gostava de ler Homo Deus, o Guião dos Monstros Fantásticos — Crimes de Grindelwald, Almost Adulting, A Arte Subtil de Dizer que se F*da, O Livreiro de Paris, Origem e Estar Vivo Aleija. Veremos se o Pai Natal também me ajuda :D

    ResponderEliminar
  8. Ando a ler o Becoming da Michelle Obama, que estou a gostar muito, e também tenho aqui em lista de espera o The Happiness Project". Boas leituras

    ResponderEliminar
  9. Desses todos só li mesmo o Diário de Anne Frank, mas quero muito ler o da Michelle

    ResponderEliminar