Thirteen

CINEMA | Period: End of Sentence [2018]

"Period: End of Sentence" é um documentário da Netflix que apresenta o impacto que a menstruação tem nas mulheres dos países em desenvolvimento. Intitulado em português como "Período: O estigma da menstruação", este documentário lembra-nos como somos privilegiadas por termos a possibilidade de comprar e utilizar tampões, pensos e copos menstruais sem que isso interfira na nossa vida académica ou profissional. Em algumas partes do mundo, a menstruação ainda coloca um fim à Educação de muitas meninas. 

Na Índia, as adolescentes têm vergonha de falar no assunto, as mulheres mais velhas não compreendem o seu corpo e os homens não fazem sequer ideia do que se trata. Mais do que um assunto tabu, a menstruação é um tema sobre o qual não existe muita informação e a menstruação ainda é vista como uma característica negativa do corpo feminino, que torna as mulheres indecentes e que as impede de entrar nos templos enquanto sangram.

"Period: End of Sentencie" acompanha um grupo de indianas que vivem perto de Deli e que são bastante limitadas por este processo natural do corpo feminino. Utilizam panos velhos para absorver o sangue da menstruação e enterram os panos sujos durante a noite para que ninguém as veja. Não conversam sobre este tema com as filhas e as palavras "penso" e "higiénico" são praticamente proibidas. Sabiam que, na Índia, apenas 10% das mulheres utilizam pensos higiénicos? Usar um produto assim é, na verdade, para as meninas que já ouviram falar nestes produtos: acreditam que podem ir aonde quiserem se tiverem um e que não serão gozadas se o usarem, mas não têm essa possibilidade.

Em Kithikhera, uma pequena aldeia na Índia, o "The Pad Project" instalou uma máquina de pensos higiénicos para os produtos de higiene possam chegar a mais mulheres e para oferecer uma forma de sustento às indianas da comunidade onde são produzidos - é o dois em um perfeito. O resultado? Mulheres mais respeitadas e independentes, que ganham o seu próprio dinheiro, que não ficam totalmente limitadas pela menstruação e que fazem apresentações para dar a conhecer este item revolucionário. Ainda há um longo caminho para percorrer, mas é exatamente assim que se começa - com pequenas coisas que fazem a diferença.

3 comentários:

  1. Também já vi este documentário e fiquei incrédula com a maneira como algo tão simples e que deviam ser visto com naturalidade tem um impacto tão negativo na vida das mulheres.

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este documentário. Tenho de ver!

    ResponderEliminar
  3. A Netflix está cada vez melhor nas suas produções, principalmente nos documentários. Esse deve dar mesmo que pensar. Até nisto, que é algo tão natural, nós, do ocidente, temos mais privilégios.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar