Thirteen

CINEMA | A Star is Born [2018]

Não vou colocar em causa a prestação dos atores porque não me parece, sequer, que isso seja discutível - os protagonistas surpreenderam o público e as suas nomeações para os Prémios da Academia foram justas. Porém, o remake de "A Star is Born" pareceu-me forçado e desnecessário.

O mundo da música é complicado e destrói muita gente, e é isso que é retratado nesta longa metragem. Ao mesmo tempo, o abraçar de uma oportunidade que muda a vida de uma pessoa talentosa mas sem possibilidades financeiras mostra-nos que nunca é tarde para seguir um sonho. Inspirador? Nem por isso.

Sim, as vozes são maravilhosas. Sim, os atores são brutais. Sim, a banda sonora é muito boa. Porém, como um todo, discordo das críticas que tenho lido - não me parece um filme que venha a ter vontade de rever, nem me parece um filme que mereça ser nomeado para Melhor Filme do Ano. Com uma história previsível e vista mil e uma vezes, faltou algo para me fascinar. Será que "A Star is Born" foi um sucesso internacional por causa de Lady Gaga? Para mim, a resposta é clara: sim, definitivamente sim.

Acredito que este não seja um filme para todos os tipos de público - e eu provavelmente não me insiro no público-alvo do "A Star is Born". Não o consigo colocar na gaveta dos filmes "de domingo" mas também não é um filme que me inspire, que me motive ou que me ensine algo; está ali na secção dos "nem é carne, nem é peixe", dos "está visto, boas prestações, mas não quero ver de novo". Não posso, ainda assim, deixar de destacar o trabalho técnico envolvido, especialmente (e volto a referir) no que diz respeito à banda sonora. 

2 comentários:

  1. Finalmente leio uma opinião parecida com a minha. Tinha expectativas altas e fiquei desiludida. Sim, é um bom filme e amo a música "Shallow" mas esta história já foi vista tantas vezes em tantos filmes... Não me inspirou nem achei que o filme trouxesse algo de novo...

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei do filme, mas concordo contigo. Falavam maravilhas dele e isso fez com que as expectativas fossem elevadas, pelo que, acabei "desiludida". Não o achei um grande filme. Aborda um tópico importante, mas não é novidade e não é fabuloso.
    Beijinho

    ResponderEliminar