Thirteen

CRACÓVIA, POLÓNIA | 4 Curiosidades

Cracóvia é uma cidade extremamente limpa e segura. Os edifícios estão arranjados e recuperados, e a mistura entre o tradicional e o moderno faz-nos perceber a razão de ser, para tanta gente, uma das cidades mais bonitas da Europa. Confesso que não estava particularmente curiosa para conhecer Cracóvia, mas fiquei fã logo nas primeiras horas por ser uma cidade muito arranjada e limpa. Inicio hoje as publicações sobre a cidade, e começo por partilhar quatro curiosidades:

Moeda | Ao longo do nosso InterRail passámos por alguns locais com moeda própria - a Polónia foi um desses locais. Em Cracóvia (e no resto do país, obviamente), utiliza-se o Złoty.  Os valores do câmbio oscilam, mas 1€ equivale a 4,30PLN (aproximadamente). Uma regra preciosa para qualquer pagamento em países onde o Euro não é utilizado: é mais vantajoso e justo se o pagamento for feito com a moeda local (mesmo que aceitem euros ou dólares americanos - não caiam nessa conversa a não ser que o câmbio apresentado seja REALMENTE vantajoso, coisa que nunca é).

Transportes | Não explorei a rede de transportes de Cracóvia. Na verdade, andámos sempre a pé porque a cidade assim o permite e pede. Sendo uma cidade muito plana e limpa, é agradável caminhar pelas suas ruas. Não recorremos a nenhum transporte durante a nossa estadia na cidade, a não ser para visitar os campos de concentração que ficam a cerca de 45 minutos de distância do centro histórico de Cracóvia.

O símbolo da cidade é o dragão | O Dragão de Cracóvia é uma das mais antigas e conhecidas lendas  do país. Após um longo período de prosperidade, a desgraça chegou à Polónia e os animais começaram a desaparecer sem motivo aparente. Um dia, um jovem aproximou-se do sopé da colina e descobriu não só uma gruta, mas também um dragão. Perante a notícia, a família real tomou uma decisão e fez a proposta aos habitantes: o homem que matasse o dragão, e levasse a tranquilidade de volta à cidade, casaria com a princesa. O herói foi um sapateiro que ofereceu ao dragão um carneiro envenenado (cheio de enxofre e alcatrão) e salvou a cidade.

SMOK | À porta da gruta do dragão, que é um local turístico, existe uma estátua que cospe fogo pela boca de cinco em cinco minutos. No entanto, se não desejarem esperar, podem enviar uma mensagem para o número 7168 com a palavra SMOK e ele cumprirá a sua função no momento mais propício a fotografias.


Sem comentários:

Enviar um comentário