Thirteen

LIVRO | A Guerra que Salvou a Minha Vida

Durante a II Guerra Mundial, as crianças da cidade são enviadas para um lugar seguro e ficam ao cuidado de quem as acolhe - é assim que a Ada sai de casa pela primeira vez e começa a descobrir o mundo. Tendo nascido com um pé boto e não possuindo autorização da mãe para sair do quarto, apenas conhece os elementos do seu quotidiano e o armário escuro onde a mãe a tranca sempre que desobedece. "A Guerra que Salvou a Minha Vida" conta-nos a história de Ada e do seu irmão mais novo, Jamie, duas crianças que são evacuadas de Londres quando esta está sobre ameaça de bombardeamento.

Através dos olhos desta menina de 10 anos (que muito pouco sabe sobre si ou sobre o mundo, mas que é extremamente perspicaz, inteligente e bondosa) acompanhamos os dois irmãos numa viagem que lhes ensina o que é ter uma família, amar e ser amado. Com uma escrita muito simples, sem palavras compridas ou parágrafos longos, mas que nos cativa logo nas primeiras páginas, este é um livro para jovens-adultos que tanto funciona como uma introdução à temática da II Guerra Mundial, como transporta consigo uma mensagem forte e muito poderosa que, certamente, todos gostarão de ler.

Não há nada que nos diga que Ada é uma personagem baseada numa criança real, mas é impossível não nos sentirmos próximos dela e das suas dificuldades - afinal, quantas crianças sofreram (e que sofrem) nas mãos de pais negligentes? Quantas crianças foram enviadas para longe das famílias em épocas de guerra? Quantas crianças são forçadas a crescer cedo demais? "A Guerra que Salvou a Minha Vida" é, sem dúvida alguma, uma história de aprendizagem, de superação e de coragem.


Instagram: @carolinanelas.

1 comentário:

  1. Parece-me uma história muito interessante.

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar