Thirteen

LIVRO | The Happiness Project

"The Happiness Project" é um livro (escrito na primeira pessoa) que conta a evolução de Gretchen Rubin ao longo do ano em que decidiu criar e implementar o seu projeto de felicidade. O objetivo? Ser mais feliz. Como? Mudando pequenas tarefas na sua rotina e formas de pensar, estar mais consciente de si própria, contrariar-se e valorizar mais as pequenas coisas da vida.

O livro foi-me recomendado pela Rita (Uma Casa Feita de Livros) e cativou-me logo nas primeiras páginas. Relatando a sua experiência ao longo de um ano, Gretchen vai explorando um tema por mês, revelando as razões que a levaram a escolhê-lo e as ações que decide colocar em prática durante esse tempo. Ao longo do capítulo, revela o que resultou, o que foi mais complicado de aplicar e que impacto essas mudanças tiveram no seu quotidiano, na sua relação consigo própria e com os outros.

De mês para mês, Gretchen vai mantendo os comportamentos que adquiriu nesse ano e vai acrescentando outros, referentes às temáticas que se compromete a debruçar atentamente nesse mês. Os resultados partilhados pela autora fazem-nos refletir e prendem-nos ao projeto como se estivéssemos a acompanhar a evolução de uma grande amiga que faz questão de nos pôr a par das mudanças que vai implementando na sua vida. "The Happiness Project" é para ler com calma, com uma caneca de chá nas mãos e a certeza de que arranjaremos uma estratégia para as nossas dúvidas e frustrações.

"The Happiness Project" incentiva-nos a olhar para a vida de uma forma muito especial, e acredito que chegou às minhas mãos na melhor altura, até porque fui capaz de me identificar imenso com a autora. Ao contrário de outros leitores, não fiquei com vontade de criar o meu próprio projeto de felicidade, mas os meus hábitos diários sofreram alterações desde que agarrei este livro pela primeira vez. Num momento delicado, só posso recomendá-lo. Podemos sempre ser melhores para nós e para os outros e este pode ser um bonito começo.

1 comentário: