Thirteen

INSTAGRAM | Eva's Stories

Eva Heyman tinha 13 anos e foi uma das vítimas do Holocausto. A sua história ficou retratada no diário que deixou para trás quando foi enviada para as câmaras de gás em Auschwitz, mas esta semana acabou por ser partilhada de forma viral.

Mati Kochavi e a sua filha Maya decidiram criar um projeto para sensibilizar as gerações mais novas relativamente à temática do genocídio nazi. É importante que este massacre não fique perdido no tempo como aconteceu com tantos outros; as gerações mais novas precisam de saber o que aconteceu e de usar esse conhecimento a favor do seu futuro. Foi assim que surgiu @eva.stories, um Instagram que segue a lógica de funcionamento da rede social com a particularidade de retratar, em setenta pequenos vídeos que podemos encontrar nos destaques, a vida da ucraniana Eva Heyman ao longo dos seus últimos meses de vida. 

Entre Fevereiro e Junho, vemos uma menina de 13 anos a perder tudo, a adoecer, a lidar com situações que nenhuma criança deveria lidar. @eva.stories é uma chamada de atenção num novo formato, adaptado aos meios de comunicação atuais e impulsionado pelo público que têm agora mais poder do que nunca.

Baseado numa história real, em memória dos milhões de judeus assassinados durante o Holocausto, o projeto foi lançado no dia 1 de Maio - Dia da Lembrança do Holocausto - e já conta com mais de um milhão de seguidores.

1 comentário: