Thirteen

LIVRO | Brand Brilliance [2017]

O melhor livro que li nos últimos tempos sobre esta aventura de ter um projeto próprio. "Brand Brilliance" não é demasiado específico - o que faz com que seja útil em diferentes contextos - mas também não é demasiado abrangente. Foca os assuntos mais pertinentes na medida certa, debruçando-se mais aprofundadamente sobre aqueles que a autora considera mais relevantes. Tem algumas dicas óbvias, claro, porém, de uma forma mais global, permite-nos refletir sobre o nosso trabalho e a estratégia ou objetivos que (não) delineamos.

"Brand Brilliance" é um guia que, não prometendo o sucesso, nos ajuda a traçar o melhor caminho para o negócio que temos em mãos (uma marca, um serviço, um produto, um blogue ou qualquer outro). Apesar de ser, realmente, destinado a marcas, acredito que possa ser aplicado a qualquer projeto, independentemente de ter, ou não, uma vertente comercial.

O livro cativou-me pela capa, que contrastava na perfeição com a madeira escura da mesa da sala de reuniões. "Brand Brilliance" é um livro grande, que folheamos quase como se de uma revista se tratasse, com muitas fotografias e títulos gordos, mas que ao mesmo tempo inclui muita informação pertinente, muitas dicas, muitos exemplos concretos e casos de sucesso.

Li-o com muita atenção e de caneta na mão. Tirei notas, defini objetivos e tarefas à medida que ia consolidando a informação… e por isso acredito que tenha cumprido o pretendido. Este não é um guia passo-a-passo para nada, mas é ótimo para aquelas alturas em que não sabemos muito bem se estamos na direção certa ou por onde começar. Entre fotografias, redes sociais, email marketing, media kit, apresentações e muito mais, não só ganhei inspiração enquanto observava as fotografias brutais de cada página, como consegui analisar de uma forma mais concreta os projetos que tenho em mãos. Trouxe-o da empresa mas estou a pensar comprar um exemplar para poder consultar sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário