Thirteen

LIVRO | This is Marketing

Normalmente, quando compro livros de Marketing, opto pelos que se focam numa das vertentes da área. No entanto, o Seth Godin lançou o "This is Marketing" e eu não hesitei em comprá-lo.

O autor utiliza uma linguagem muito acessível e versátil, e por isso acho muito pertinente dedicar uma publicação a este livro, que é dos poucos que considero adequado para quem se está a iniciar nesta aventura do Marketing, da Publicidade e das Vendas como para quem já trabalha na área há algum tempo. O livro utiliza muitos exemplos concretos e ainda que refira os princípios básicos de uma estratégia de Marketing, fá-lo numa perspetiva muito interessante e descontraída.

Este foi um livro que li aos poucos, não por ser chato ou aborrecido mas porque é tão abrangente e aborda tantos assunto pertinentes que considerei mais inteligente lê-lo de forma pausada - no final dos momentos de leitura, obriguei-me a refletir sobre o que li e a adaptar as estratégias e ideias mais valiosas aos meus próprios projetos projetos profissionais.

"This is Marketing" defende que, para fazermos um bom trabalho, precisamos de conhecer todos os lados da situação. Aliás, a premissa do livro é mesmo "You can't be seen until you learn to see." e isso faz todo o sentido - como podemos atrair consumidores? Como podemos agir de forma estratégica? Que ações fazem sentido no nosso setor? Quais as diferenças entre uma estratégia elaborada para uma marca de luxo na área da moda e uma estratégia elaborada para uma marca de produtos alimentares de consumo regular? "This is Marketing" explica tudo isso sem se tornar maçador.

Seth Godin explica os conceitos básicos do Marketing e utiliza a sua experiência pessoal para alargar os horizontes do leitor - nesta área, isso é ouro. Um livro que nos motiva a fazer melhor, e que nos dá dicas para atingir os nossos objetivos de forma mais eficaz. "This is Marketing".

1 comentário: