Thirteen

1+3 | Gestos que Fazem a Diferença

Acordar cedo. Poupar. Fazer voluntariado. Oferecer o papel do parquímetro a um estranho quando saímos do estacionamento mais cedo do que o previsto. Não utilizar sacos de plástico no supermercado. Dormir horas suficientes. Utilizar o pão duro para fazer pão ralado, evitando o desperdício alimentar. Brincar com os miúdos. Ajudar um colega. Dar indicações a um turista.

Sorrir. Utilizar calçado confortável. Reciclar. Reutilizar. Ler. Partilhar. Andar a pé. Fazer uma pausa. Organizar a semana. Oferecer presentes sem motivo aparente. Fazer formações. Dizer que não. Dizer que sim. Pedir ajuda. Praticar desporto. Abraçar. Participar em debates. Apoiar os pequenos negócios. Divulgar projetos com os quais nos identificamos. Oferecer o lugar a uma pessoa mais idosa. Manter a casa arrumada. Ver documentários. Agradecer. 

Não compactuar com injustiças. Reconhecer um erro. Dar de comer a uma criança pequena. Contribuir para uma causa. Pedir desculpa. Levar marmita para o trabalho. Adotar um animal de estimação. Ensinar uma criança a fazer algo novo. Ir ao médico. Oferecer comida a um sem-abrigo. Doar roupa que já não vestimos. Ter as vacinas em dia. Vacinar os filhos. Ser honesto, mas não arrogante. Ser empático. Equilibrar a vida pessoal com a profissional. Ser dedicado. Emprestar dinheiro a um amigo aflito. 

Denunciar casos de violência. Amar. Conversar. Fazer o tratamento prescrito pelo médico. Estar a par das notícias. Fazer queixa de assédio. Beber muita água. Comprar a granel. Utilizar garrafas de vidro ou de metal. Aprender a ler rótulos. Apoiar instituições de solidariedade. Comprar menos. Comprar melhor. Aplicar protetor solar. Oferecer livros. Ser positivo nas redes sociais. Respeitar todas as religiões. Não discriminar.


3 comentários:

  1. Querida Carolina, este post deixou-me extremamente otimista e esperançosa em relação ao nosso impacto no mundo. Gostava que mais pessoas pensassem como tu. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Quem me dera que todos estes gestos fizessem parte do nosso dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  3. São, sem dúvida, gestos que fazem toda a diferença. Há tanta coisa simples que pode ter um impacto tão grande.
    Beijinho

    ResponderEliminar