Thirteen

BUDAPESTE, HUNGRIA | Fisherman's Bastion

O Bastião dos Pescadores - Fisherman's Bastion em inglês e Halászbástya em húngaro - é um terraço que fica na margem do rio Danúbio, na colina do Castelo de Buda, mesmo ao lado da Igreja de Matias. Foi projetado por Frigyes Schulek entre 1895 e 1902, mas destruído durante a II Guerra Mundial e recuperado pelo filho de Schulek, János Schulek, entre 1947 e 1948. Com uma vista magnífica para Peste, aqui ficamos com a sensação de que estamos num conto de fadas. 

O Bastião dos Pescadores foi construído em homenagem às sete tribos Magyares que fundaram o Estado Húngaro, mas o local também recebeu, durante algum tempo, o mercado de peixe da região. Entre as muitas esculturas em pedra, há uma que se destaca: a de István I, o primeiro rei da Hungria (entre 1000 e 1038), filho de um chefe tribal.

Este é um monumento importante em Budapeste e um local imperdível na cidade. A entrada é gratuita - o bilhete é necessário apenas se quiserem subir às torres - e é impossível ficar indiferente às estátuas que reúne e à sua arquitetura. Se puderem, visitem também durante a noite (eu não o fiz, mas acredito que deva ser ainda mais bonito pela oportunidade de ver as luzes da cidade - e, em especial, o Parlamento - emolduradas pelos arcos do Bastião).







1 comentário: