Thirteen

BUDAPESTE, HUNGRIA | Jardim Zoológico de Budapeste

O Jardim Zoológico de Budapeste é o jardim zoológico mais antigo da Hungria e um dos mais antigos do mundo - abriu no dia 9 de agosto de 1866 e, atualmente, recebe mais de um milhão de turistas por ano.

Apesar de estar no centro da cidade, o Jardim Zoológico tem cerca de 1040 espécies diferentes e mais de 2000 animais. Entre zebras, elefantes, tigres, ursos, flamingos e outros, que estamos mais habituados a ver, em Budapeste vemos também de perto o panda-vermelho e o dragão de komodo. A área é, na verdade, uma reserva natural e está dividida por zonas temáticas (A Colina Mágica, América Tropical, Zona da Savana, Austrália, Índia, Primatas e Ásia), adequadas aos habitats reais de cada espécie. 

Os edifícios do Jardim Zoológico e do Jardim Botânico são muito especiais também - foram desenhados por Kornél Neuschloss e Károly Kós e são detalhados e imponentes, homenageando os animais que por ali vivem. Nota-se, ao longo do percurso, que existe uma preocupação com a limpeza, com os desafios oferecidos aos animais (respeitando os seus instintos) e com a sensibilização dos visitantes para a preservação da flora e da fauna.

Um dos momentos mais improváveis da viagem aconteceu, precisamente, no Jardim Zoológico: coloquei a palma da mão no vidro e um urso polar imediatamente mergulhou e encostou a sua (enorme) pata do outro lado. 



















1 comentário: