Thirteen

LIVRO | Todos Devemos Ser Feministas

Chimamanda Ngozi Adichie fez uma palestra no TEDx e essa mesma palestra teve um impacto gigantesco. As suas palavras foram tão certeiras e significativas que o seu discurso acabou por se transformar num símbolo do Feminismo. Chimamanda decidiu adaptá-lo para livro e fazê-lo chegar a mais gente. Atualmente, "Todos Devemos Ser Feministas" está traduzido em dezenas de línguas e pode, inclusive, ser lido gratuitamente na sua versão e-book, no idioma original.

De leitura acessível a todos, o livro de Adichie aborda o verdadeiro significado do Feminismo e explica os argumentos anti-feministas que são habitualmente usados. Esta não é uma causa de mulheres histéricas, de pessoas privilegiadas ou de mulheres que odeiam os homens. Não. Esta é uma luta urgente que diz respeito a todos, homens e mulheres. Porque o Feminismo é exatamente isso: a defesa de uma igualdade que ainda não existe em todo o lado.

Chimamanda é capaz de abordar, de uma forma muito fluída, sintética e simples (não nos podemos esquecer que é uma adaptação de uma palestra TEDx), os comportamentos e palavras que criam um fosso maior entre homens e mulheres, entre países ou entre comunidades. O Feminismo diz respeito a todos e é por isso que vos recomendo este livro hoje: é inclusivo e não direcionado exclusivamente às mulheres. A luta pela igualdade é atual e urgente. Necessária.

"Todos Devemos Ser Feministas" leva-nos a refletir e a concordar, não só pelos argumentos e detalhes abordados mas também por ser tão acessível de ler (não imaginam quantas vezes dei por mim a acenar em jeito de aprovação). O facto de ter sido disponibilizado em várias plataformas para leitura gratuita só vem comprovar que esta é uma mensagem que precisa de ser difundida. Todos devemos ser feministas e todos devemos ler (ou ouvir) este discurso de Chimamanda Ngozi Adichie.

Sem comentários:

Enviar um comentário