Thirteen

VIENA, ÁUSTRIA | 5 Dicas e Curiosidades

Viena estava, há anos, na minha lista de "cidades a visitar". Os meus pais diziam que tinha tudo a ver comigo, que ia adorar a cidade e que, para além de ter uma arquitetura maravilhosa, tinha uma energia diferente de todas as outras. Com tantos elogios à Áustria e, em particular, a Viena, a curiosidade foi crescendo. Quando fizemos o roteiro e selecionamos os países por onde iríamos passar ao longo das duas semanas de viagem, Viena foi uma das cidades que decidimos de forma unânime e instantânea. Como é habitual, antes de vos levar a visitar os locais que visitei enquanto lá estive, partilho algumas dicas e curiosidades sobre a capital austríaca:

Vienna Pass | Um cartão valioso para quem pretende visitar os monumentos mais importantes da cidade e utilizar os transportes públicos para se deslocar em Viena. Como é habitual neste tipo de passes, existem várias modalidades, adequadas a diferentes viagens - estão disponíveis cartões de um, dois, três ou seis dias e os preços variam entre os 35€ e os 155€ (dependendo da modalidade escolhida e da idade do portador do cartão). No guia da cidade que acompanha o cartão estão indicados todos os parceiros da iniciativa (sendo que, na maior parte das atrações, o cartão funciona como bilhete e não precisamos de perder tempo em filas de bilheteira), assim como informações relevantes como horários e acontecimentos especiais.

Viena respira música clássica | Nos autocarros turísticos, quando não está a passar a explicação sobre o local, ouvimos música clássica. Nas ruas, museus e monumentos, é a música clássica que nos acompanha. Nos restaurantes e cafés, fazemos a nossa refeição ao som de música clássica. Aliás, de todos os locais que visitei, penso que o único onde não passou música clássica foi mesmo o Hard Rock, por razões óbvias. A música clássica, em Viena, é algo entranhado culturalmente e, ao contrário do que acontece em muitos países, não está reservada a classes mais altas. Aliás, há mais de 200 bailes por ano em Viena.

A bandeira da Áustria é uma das mais antigas do mundo | A bandeira austríaca é uma das mais antigas do mundo. Segundo a lenda, o Duque Leopoldo V sujou a sua túnica com sangue e, quando tirou a faixa da cintura, reparou que tinha ficado com uma lista branca. Não foi bem assim que aconteceu, certamente, mas o que é certo é que a bandeira existe desde 1191.

"Apanhou o 71" | Esta expressão significa, na verdade, "morreu". A linha do elétrico 71 termina, precisamente, no cemitério Zentralfriedhof, um dos maiores da Europa (tem mais de dois milhões e quinhentas mil campas) e, apesar de não ser algo específico da capital, em Viena a expressão é muito usada.

Hitler não foi admitido na Academia | Candidatou-se à Academia de Belas Artes de Viena, mas não foi admitido. Nesse ano, candidataram-se 128 aspirantes a pintores, mas apenas 28 foram admitidos. Entre os 100 que não foram aceites na Academia, estava Adolf Hitler.







4 comentários:

  1. Adorei as curiosidade e é mesmo uma das cidades que mais quero conhecer :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Viena é uma das minha cidades favoritas e uma das viagens que recordo com mais carinho, este post foi excelente para matar saudades e aprender coisas novas :)

    ResponderEliminar
  3. "Apanhou o 71" é das melhores expressões de sempre! Viena foi das cidades que mais gostei de visitar no meu Erasmus, e quero muito voltar lá no futuro :)

    ResponderEliminar