Thirteen

VIENA, ÁUSTRIA | Palácio Imperial de Hofburg

Durante mais de 500 anos, o Palácio Imperial de Hofburg foi a residência de Inverno dos Habsburgo. Trata-se de um complexo arquitectónico que abriga os antigos aposentos imperiais, vários museus, uma capela, uma igreja, a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola de Inverno de Equitação e, curiosamente, o escritório do Presidente da Áustria, assim como dos Ministros e Secretários de Estado. Com mais de 240 mil metros quadrados e 2600 aposentos, Hofburg emprega cerca de 5 mil trabalhadores e recebe milhares de turistas todos os dias. 

Hofburg está incluído no Vienna Pass - e, dessa forma, a entrada é gratuita. Sem esse cartão, o bilhete para o complexo, onde estão incluídos o Museu de Sisi, os Aposentos Imperiais, a Silver Collection (a coleção de pratas e porcelanas) e as Jóias da Coroa, custa cerca de 30€. A visita, à semelhança do que acontece no Palácio de Schönbrunn, inclui um audioguia.

A nossa visita começou na Silver Collection, uma exposição aberta ao público em 1923 no antigo Escritório de Prata e Porcelana. Com o fim da monarquia e a dissolução da Corte Austríaca, as coleções imperais passaram a ser propriedade da República. Alguns dos objetos foram vendidos na época, outros continuaram a ser utilizados nos eventos oficiais e outros fazem agora parte desta exposição. A Silver Collection inclui dezenas de peças de um valor inestimável.

O Museu Sisi - em homenagem à Imperatriz Isabel - não pode ser fotografado, mas merece a visita. Foi a nossa segunda paragem dentro do enorme complexo de Hofburg, onde nos é contada a história de vida da Imperatriz Sisi (desde o seu nascimento em 1837 até sua morte em 1898) através de objetos pessoais da própria (tais como vestidos, perucas, retratos e jóias), recortes de jornais da época e documentos explicativos sobre a sua postura e inteligência. Apesar de ser focado na Imperatriz, o Museu é também mais uma forma de mostrar a riqueza da família imperial austríaca.

A visita aos Aposentos Imperiais inclui 19 salas perfeitamente decoradas e preservadas, deixando claro o esplendor da Monarquia dos Habsburgo e a sua história. Durante a visita, passamos pela Sala de Conferência (onde aconteciam as reuniões ministeriais), a Sala de Jantar (com a mesa posta), os quartos, os escritórios e as salas de lazer da Corte. Cada uma das salas é mais surpreendente do que a anterior e, em algumas delas, não são permitidas fotografias. O Palácio Imperial é um retrato da riqueza e do quotidiano luxuoso dos Habsburgo.

Ainda no complexo de Hofburg, existe a possibilidade de visitar a exposição dedicada às Jóias da Coroa, onde podemos ver também as pedras preciosas, os elementos simbólicos de poder e as roupas utilizadas em momentos especiais e as jóias. Há uma grande ligação à igreja, e é também aqui que podemos observar a um palmo de distância a famosa esmeralda de Viena.















Sem comentários:

Enviar um comentário