Thirteen

VIENA, ÁUSTRIA | Schloss Schönbrunn

O Palácio de Schönbrunn é um dos principais monumentos de toda a Áustria e a viagem a Viena não fica completa sem uma visita. Este palácio, que agora recebe milhares de turistas por dia, funcionava como residência de verão da família imperial austríaca entre os séculos XVIII e XX e foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, em 1996.

A visita ao Palácio de Schönbrunn está incluída no Vienna Pass, mas é necessário passar na bilheteira para validar o cartão e para que nos seja entregue o bilhete oficial da atração. Existem duas opções de visita: a Grand Tour ou a Imperial Tour, sendo que a segunda é mais curta e não inclui o audio-guia. Para visitar apenas a área dos jardins, não é necessário bilhete (ainda que algumas das atrações que aqui encontram o exijam). 

Durante o percurso pelo Palácio, o audio-guia narra a história do palácio e inclui detalhes sobre acontecimentos associados a cada sala e hábitos da família imperial (e da corte, claro), fazendo também referência aos elementos decorativos e ao estilo arquitetónico de Schönbrunn. É impossível não ficar fascinado com a imponência de cada sala. Infelizmente, as fotografias não são permitidas  no interior (provavelmente para agilizar as visitas e manter as pessoas a circular, sem criar confusão nas salas). Com o bilhete da Grand Tour pudemos visitar cerca de 40 salas.

Nessa manhã, visitámos também uma parte do jardim, embora não tenhamos explorado muito. A área  do parque do palácio é enorme (é aqui que encontram o Jardim Zoológico mais antigo do mundo, com 16 hectares) e o nosso tempo estava contado, pelo que optámos por seguir viagem.

O Palácio de Schönbrunn está aberto todos os dias e há muita gente que recomenda que se reserve um dia  inteiro especificamente para a vista. No entanto, pessoalmente, recomendo-o apenas se fizerem uma viagem longa - se for apenas um fim-de-semana prolongado ou pouco mais, reservem uma manhã e aproveitem o resto do dia noutras zonas de Viena, que tem muito (muito!) para oferecer. Sugiro, apesar disso, que cheguem cedo, pois as filas começam a acumular pouco tempo após a abertura das portas. 





Sem comentários:

Enviar um comentário